O bolinho de bacalhau é um petisco que está presente na mesa de muitos brasileiros e recentemente ganhou a simpatia dos botecos e bares. Este salgado poderia inclusive ser eleito como um símbolo de democracia, afinal ele tem origem nas terrinhas dos nossos irmãos portugueses, ora pois. A seguir você vai aprender algumas receitas incríveis e fáceis de serem feitas.
Esse alimento de origem portuguesa não tem distinção de classe. É possível encontra-lo na mesa de pessoas mais ricas que possuam talheres de prata para come-lo como também embrulhado em um simples guardanapo.
De uma maneira ou de outra, esse tipo de salgado nunca perderá sua majestade.
Decerto que existem algumas regiões do país onde ele é muito mais popular. No Rio de Janeiro, por exemplo, o bolinho de bacalhau é muito mais consumido do que a coxinha. Diferente de São Paulo, onde a coxinha é muito mais presente nas mesas dos botecos e restaurantes.
Acredita-se que a presença massiva desse bolinho nas mesas do Rio se deve ao período da colonização, que foi a chegada dos portugueses no país. Outro episódio marcante que também influenciou no alto consumo de bolinho de bacalhau, foi a Revolução dos cravos que fez diversos portugueses virem para o Brasil.
Esses eventos tiveram uma importância muito grande e foram responsáveis pelo estreitamento dos laços desses dois países. Listamos algumas receitas incríveis para você fazer o seu bolinho de bacalhau.
Qual a origem do bolinho de bacalhau?
O bacalhau é considerado um alimento revolucionário, pois possui uma maneira de conservação muito fácil.
Por ser extremamente salgado, não permitia que agentes nocivos se proliferassem.
3 receitas incríveis de bolinho de bacalhau
Essas receitas são de dar água na boca e sem dúvidas seus amigos nunca mais vão esquecer do seu bolinho de bacalhau.
1 – Bolinho do risoto do bacalhau
Ingredientes
- 3 c. de sopa de azeite extravirgem;
- 1 xícara e meia de chá de arroz (o ideal é o específico para risoto);
- 1 xícara modelo chá de queijo parmesão ralado;
- Meia cebola picada;
- Meio quilo de postas de bacalhau desfiada;
- 1 a 2 litros de caldo caseiro ou industrializado de legumes;
- 1 xícara de chá do vinho branco da sua preferência;
- Salsinha a gosto, de preferência para bem picadinha;
- 1 c. de sopa bem cheia de alho triturado.
Modo de fazer
Comece o preparo do seu bolinho de bacalhau cozinhando o bacalhau em água fervente. Quando estiver bem cozido, retire a pele e desmanche-o em lascas.
Refogue toda essa cebola com o azeite e acrescente o alho. Acrescente as lascas de bacalhau a essa mistura antes que o alho se torne dourado. Mexa bem.
Acrescente o arroz na panela e o vinho branco, mexa até que esse vinho evapore completamente.
Aqueça o caldo de legumes e acrescente uma concha dele a essa mistura. Deixe o fogo baixo, vá misturando até que esse caldo seque completamente. Vá repetindo essa ação até que o arroz fique macio. Quando estiver macio, desligue o fogo, acrescente o queijo ralado e polvilhe a salsinha por cima.
Nessa hora você pode colocar mais sal se achar necessário.
Pronto, o seu risoto já pode ser guardado na geladeira, pois é no dia seguinte que você vai usá-lo.
No dia seguinte, passe azeite nas mãos e enrole esses bolinhos, depois passe na farinha de rosca e frite. Não existe a necessidade de passar no ovo.
Lembre-se de deixar o óleo bem quente para fritar e não faça bolinhas tão grandes. As menores são melhores para a degustação e para servir aos convidados.
2 – Bolinho de bacalhau com mandioquinha
Ingredientes
- Meio quilo de bacalhau cozido e desfiado;
- Leite quente, aproximadamente 250ml;
- Azeite, aproximadamente 250ml também;
- 750 gramas de mandioquinha cozida;
- Pimenta e sal a gosto;
- Cebolinha, salsinha e alecrim picados a gosto.
Modo de fazer
Essa receita é sensacional e o sabor é surpreendente. Sem dúvidas você ficará com gostinho de quero mais.
O primeiro passo é começar cozinhando a mandioquinha com um pouco de sal. Em seguida coe ela com uma peneira para eliminar os pedaços mais fibrosos que tenham se soltado.
Em seguida, misture a cebolinha, salsinha e alecrim, estes devem estar bem picadinhos. Amasse bem essa mistura até se transformar em um purê bem macio.
Agora separado desse purê, você vai bater esse bacalhau, intercalando-o com azeite e leite. Misture bem por 20 minutos. Essa mistura vai ficando cremosa à medida que você vai batendo.
Depois de ter batido essa mistura e de ter ficado bem cremosa, você vai acrescentá-la ao purê, mexendo bem até que fique bem homogêneo. Tempere com a pimenta e se necessário acrescente mais sal.
Deixe essa massa na geladeira descansando por 2 horas.
Agora chegou a hora de montar esses bolinhos. Para isso você vai precisar de uma colher de sopa. Pegue um pouco de massa, não exagere, coloque na mão e modele. Passe essa massa na farinha de trigo, em seguida no ovo batido e por último na farinha de rosca. Exatamente nessa sequência.
A dica é para você não fazer bolinhos enormes, prefira os menores, fica fácil de servir e degustar.
Leve os bolinhos ao congelador ou freezer por 12 horas. No dia seguinte, frite os bolinhos em óleo bem quente.
3 – Bolinho de bacalhau com batata assada
Essa é uma receita ótima para quem não pode comer fritura, pois ele é assado. Delicie-se com essa receita e mãos na massa.
Ingredientes
- 500 gramas de bacalhau cozido e desfiado;
- 500 gramas de batata cozida;
- 100 gramas de salsinha bem picadinha;
- 1 c. de sopa de azeite extravirgem;
- Sal e pimenta a gosto.
Modo de fazer
O primeiro passo é você começar cozinhando as batatas. Depois amasse-as bem até que se transforme em um purê. Em seguida acrescente o bacalhau cozido e desfiado. Misture bem até que forme uma massa homogênea.
Se quiser, você pode passar esse bacalhau em um processador.
Acrescente o azeite, a salsinha picada, o sal e a pimenta a gosto e misture bem. Nessa hora que você vai acerta a quantidade de sal. Por último, misture uma gema de ovo e misture. A massa do seu bolinho está pronta.
Coloque um pouco dessa massa em diversas forminhas de cup cake e leve o seu bolinho de bacalhau ao forno em 200ºC até ficarem dourados. E pronto, seu bolinho já pode ser devorado.
Deixe um comentário!