Sommelier de cerveja: entenda o trabalho do profissional cervejeiro

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Se você é apaixonado por cerveja, provavelmente já imaginou como é a vida de um especialista na bebida. A profissão tem nome e não precisa de diploma universitário: para ser sommelier de cerveja, você pode aprender em escolas especializadas ou até mesmo fazer um curso online, e só precisa entender muito bem de uma coisa: cerveja!

É claro que a vida de um sommelier de cerveja não é beber cerveja o dia todo. Você precisa entender de todo o processo, desde a produção da cerveja até como os consumidores vão consumi-la. Opções de onde e como trabalhar são o que não faltam. Então, se você quiser transformar um dos seus maiores prazeres na sua profissão, dá uma olhada nas dicas abaixo.

Onde trabalhar?

O sommelier de cerveja pode atuar em diferentes áreas do mercado cervejeiro, desde a cervejaria até bares e restaurantes, passando pela importadora e pela distribuidora do produto também.

Em cada um desses locais de trabalho, o especialista precisa entender um pouquinho melhor de cada uma das etapas de produção da bebida para ter sucesso no seu trabalho. Vamos entender melhor cada uma das opções de mercado.

Cervejaria

Não vá pensando que o sommelier passa o dia todo degustando cervejas diferentes em uma cervejaria. A degustação é apenas o topo do iceberg no trabalho do especialista em cerveja.

Nas cervejarias, o sommelier trabalha junto do mestre cervejeiro, fazendo testes sensoriais e pesquisas sobre diferentes receitas de cerveja para descobrir aquela que funciona melhor com o consumidor.

Além de testar a qualidade da cerveja, o sommelier ainda trabalha com o setor comercial, treinando a equipe de vendas e instruindo esses profissionais em relação aos tipos de cerveja e com que bares cada uma delas combina melhor.

Para isso, é preciso saber para que tipo de público se destina quais cervejas e que tipo de bares e restaurantes esse público frequenta.

Importadora

Trabalhando na importadora, é o sommelier quem irá decidir quais cervejas serão importadas para o paladar brasileiro experimentar. Nesse profissão, você vai precisar viajar muito e experimentar diferentes tipos de cerveja, mas é claro que isso não é o bastante.

É preciso ter um bom conhecimento do paladar brasileiro e quais são as suas preferências. Só assim você irá saber dizer quais cervejas devem vir para o Brasil para fazer sucesso.

Distribuidora

Aqui, o sommelier precisa conhecer muito bem os seus clientes para saber dizer em quais bares e restaurantes o seu produto vai vender mais. Conhecendo os gostos das pessoas que frequentam determinados bares e restaurantes, você irá poder determinar para quais deles as cervejas dos seus clientes devem ser direcionadas.

Bares e restaurantes

As opções de estabelecimento não se restringem apenas a bares e restaurantes, uma vez que o sommelier pode trabalhar em hotéis, navios, empórios ou qualquer lugar que trabalhe com a venda de cerveja.

Nessa profissão, cabe ao sommelier controlar os estoques de cerveja, fazer novos pedidos em relação ao gosto da clientela e, também, atender os clientes, instruindo-os sobre o sabor de cada opção na carta de bebidas, explicando a eles quais combinam melhor para acompanhar e harmonizar com o prato que pediram.

Consultoria

Muitas vezes, um bar não consegue manter um sommelier exclusivo, mas isso não é problema. O sommelier pode fazer serviços de consultoria, onde trabalha cerca de um ou dois meses com um estabelecimento.

Nesse período, o profissional busca compreender a clientela e montar a carta de bebidas do estabelecimento, assim como instruir os garçons para saberem oferecer a cerveja certa aos seus consumidores.

Ficou a fim de tentar a profissão?

Se você se interessou pela carreira de sommelier, o primeiro passo a tomar é estudar muito! Existem escolas especializadas nas principais capitais brasileiras, desde São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Florianópolis até Belém e Belo Horizonte.

Se você não encontrar uma dessas escolas na sua cidade, existem cursos online que não irão lhe formar um sommelier, mas vão ajudar você a ter algumas noções sobre a profissão.

Leave a Reply