Chapiuski

Conheça a história da Ambev e saiba quais são suas bebidas

Com 32 cervejarias e 2 maltarias trabalhando no Brasil, e mais de 30 marcas de bebida, você certamente já conhece e já experimentou alguns dos rótulos da Ambev. A empresa atua no mercado de 19 países ao redor do mundo e, com isso, é a quarta maior cervejaria do planeta, um título que deve ser respeitado.

Apesar de a Ambev ter surgido em 1999, a sua história começa muito antes disso, lá nos anos 1880, com o surgimento da Companhia Antarctica Paulista e da Manufadtura de Cerveja Brahma & Villeger & Companhia. Foram essas duas empresas que deram origem à Ambev, mais de um século após o seu surgimento no mercado brasileiro.

Vamos conhecer um pouco melhor a história e os produtos dessa grande empresa nacional.

O surgimento da Ambev

Como mencionamos, nos anos 1880, as empresas da Cervejaria Brahma e Companhia Antarctica surgiram no Brasil, onde atuaram por mais de um século até o surgimento da Ambev. Em 1999, ano da fusão dessas duas empresas para criar a marca atual, elas empregavam cerca de 16 mil pessoas. Somente de 1999 para cá, a Ambev emprega mais de 46 mil funcionários ao redor do mundo, com 35 mil colaboradores somente no Brasil.

O motivo para esse grande crescimento após a fusão se dá no incentivo que a Ambev criou no mercado de bebidas dentro do país a partir da ampliação do seu portfólio de produtos, criando novas bebidas com preços acessíveis à população, sem abrir mão da qualidade da marca. Isso não fez somente o mercado crescer, como também a própria empresa, que gerou mais empregos e pôde crescer ainda mais nessa última década.

A Ambev no mundo

Se formos olhar para como a Ambev se encaixa no mercado mundial, também ficaremos impressionados. A Ambev é uma empresa de capital aberto no Brasil, que é a maior cervejaria no mercado latino-americano. Fora isso, ela fica com o quarto lugar no ranking de maiores cervejarias do mundo, junto de grandes cervejarias como a Heineken, a SABMiller, e a AB InBev, a maior cervejaria do mundo.

Falando na AB InBev, a semelhança do nome com a Ambev não é apenas uma coincidência. Foi em 2004, quando a Ambev se fundiu com a cervejaria belga conhecida como Interbrew, que a AB InBev surgiu. Juntas, essas empresas dominam o mercado de cervejas e bebidas ao redor do mundo.

As bebidas da Ambev

Disso, você provavelmente já sabe, mas a Ambev é a produtora das principais cervejas que encontramos nos supermercados. Como você já deve esperar pelas empresas fundadoras, entre as bebidas da Ambev, as duas primeiras que podemos citar são a Brahma e a Antarctica, mas elas não param por aí.

Rótulos como a Budweiser, Bohemia, Corona, Polar, Skol, Serramalte e Stella Artois também compõem o catálogo de bebidas da Ambev. Até mesmo algumas das cervejas reconhecidas entre as melhores do mundo são distribuídas pela Ambev, como é o caso da renomada cerveja belga Hoegaarden.

Os produtos da Ambev não se restringem, porém, somente às cervejas. Produtos, desde refrigerantes e chás até sucos, isotônicos e energéticos, também fazem parte do amplo catálogo da empresa. No âmbito de refrigerantes, por exemplo, a Ambev é a maior distribuidora de produtos da PepsiCo fora dos Estados Unidos.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo