Chapiuski
Harmonização de vinhos

Dicas de harmonização de vinhos

Harmonização de vinhos

Tomar um bom vinho já é uma delícia sem qualquer tipo de acompanhamento. Mas, tradicionalmente, o vinho tem combinado com diferentes comidas, que harmonizam perfeitamente com o seu sabor, construindo uma experiência gastronômica maravilhosa.

Todo mundo que já precisou escolher um vinho para acompanhar um prato, ou um prato para acompanhar um vinho, já teve um grande momento de dúvidas e questionamentos sobre qual seria a escolha ideal para servir aos seus convidados. Devido à infinidade de maneiras com que um vinho pode ser preparado, fica difícil dar uma regra definitiva sobre qual prato acompanha bem qual vinho. Mesmo assim, é possível dar algumas dicas sobre o que pode ser servido com quais tipos de vinhos para criar uma base pela qual você pode se guiar. Sem mais delongas, aqui estão algumas dicas de harmonização de acordo com o tipo de vinho.

Vinho tinto

O vinho tinto é facilmente o tipo de vinho mais popular no mercado, fazendo sucesso com diferentes tipos de consumidores e sendo sempre a preferência para jantares com vinho. Normalmente, a melhor aposta para harmonizar com o vinho tinto é uma boa carne, mas como existem diferentes tipos de vinho tinto, eles podem ser muito versáteis, ao mesmo tempo em que nem todas as carnes irão combinar com qualquer tipo de vinho tinto. Por isso, vamos partir para algumas dicas mais específicas.

Vinho tinto seco leve

Esse tipo de vinho tinto harmoniza bem com uma grande variedade de carnes, portanto pode ser uma boa escolha para quem não é um grande conhecedor da harmonização de vinhos e quer uma escolha segura para fazer sucesso com os seus convidados. Carnes vermelhas, tanto fritas quanto grelhadas, assim como frango assado e cozido, e bacalhau combinam muito bem com um vinho tinto seco e leve.

Vinho tinto seco encorpado

Para os vinhos tintos mais densos, uma boa escolha é harmonizar com carnes assadas servidas junto de queijos. O queijo sempre foi um grande parceiro do vinho, frequentemente sendo servido em degustações da bebida. Para harmonizar bem com o vinho tinto seco encorpado e com a carne assada, escolha queijos brancos, como o brie ou o camembert.

Vinho tinto leve

Para os vinhos que são mais suaves no paladar, um prato igualmente suave cai muito bem na harmonização. Escolha servir uma massa com um molho leve para os seus convidados e não haverá erro.

Vinho branco

Partindo para os vinhos brancos, pode esquecer temperos fortes e carnes vermelhas, pois essas opções dificilmente vão ficar bem com esse tipo de vinho. A melhor harmonização com os vinhos brancos são feitas junto de peixes e frutos do mar.

Vinho rosé

O vinho rosé também oferece uma ampla variedade de harmonizações. Esse tipo de vinho combina muito bem com carnes mais magras grelhadas, especialmente o frango. Você pode preencher o prato com verduras gratinadas e massas.

Vinho espumante

Se você quer um vinho para servir junto de aperitivos, então os vinhos espumantes são a opção perfeita para você. Esse tipo de vinho harmoniza especialmente bem com queijos brancos, como o brie e o camembert, mas acompanha também outros tipos de aperitivos.

Vinho do Porto

Para finalizar, que tal um vinho para harmonizar com a sobremesa? O Vinho do Porto é perfeito para isso, pois combina bem com frutas secas, bolos e até mesmo com diferentes sabores de sorvete.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo