O vinho sempre combinou perfeitamente com o inverno, mas existe um tipo de vinho que parece ser um presente da estação mais fria do ano para os apaixonados pela bebida. Estamos falando dos vinhos de gelo, ou os icewine, que são conhecidos como vinhos de sobremesa, que pode ser servido no acompanhamento de alguns pratos ou tira gostos, mas ainda fica uma delícia se tomado sozinho.
Os vinhos de gelo surgiram em algumas regiões mais frias da Europa e no Canadá, mas a sua fama e a sua cultura facilmente se espalharam pelo mundo todo. Ficou curioso para entender melhor o vinho de gelo? A seguir tiraremos todas as suas dúvidas sobre a bebida!
De onde vem o vinho de gelo
Apesar de os vinhos de gelo terem começado a ser produzidos nas regiões mais frias da Alemanha, foi somente na Península do Niágara e no Vale de Okanagan, no Canadá, que os produtores de vinho encontraram as condições e os métodos perfeitos para desenvolver o icewine. Lá, as uvas costumam estar maduras por outubro, mas devem permanecer nas videiras até o ápice do inverno canadense, por dezembro e janeiro. Quando essa época chegar, as uvas estarão completamente congeladas, e prontas para serem colhidas manualmente. A temperatura ideal para essas uvas serem colhidas é de -8ºC, e após a colheitas elas são levadas para o processo de prensagem, onde essa temperatura é mantida.
O mosto concentrado
Como resultado do processo de prensagem, os cristais de gelo são separados dos açúcares e as demais partes não congeladas das uvas. Tudo o que foi separado do gelo, é usado para formar um mosto concentrado, que é mais doce e ácido do que o de um vinho normal, mas que, ao mesmo tempo, rende muito menos, em uma quantidade que chega a somente 10 e 15% da quantidade produzida por um vinho normal.
Os sabores do vinho de gelo
Podemos facilmente dizer que os vinhos de gelo, ou icewines, são uma bebida de sabor bastante original. Os sabores relacionados com a degustação desses bebidas varia desde traços de manga, mamão, até notas mais doces semelhantes a batata-doce. Como essas bebidas se tratam de vinhos de sobremesa, elas costumam acompanhar muito bem creme bruleé e frutas secas, mas também ficam uma delícia quando combinadas com queijos azuis e diferentes tipos de patê. Apesar de serem perfeitos para acompanhar esses pratos, os vinhos de gelo ainda oferecem uma experiência rica, intensa e complexa quando são apreciados sem nenhum tipo de acompanhamento.
Relacionados:
O preço
Quando falávamos sobre o processo de produção dos vinhos de gelo, mencionamos como o seu rendimento é muito menor quando comparado com os vinhos normais. Devido a isso, o seu preço costuma ser bastante elevado, com os rótulos canadenses chegando a mais de R$ 300,00.
Enquanto esse valor pode afastar alguns consumidores, existe uma vinícola em Santa Catarina que produziu o primeiro rótulo de vinho de gelo no Brasil. Apesar do preço de um rótulo nacional ser mais barato, por não ser feito em dólar e não contar com a importação, a bebida brasileira ainda chega a um valor de R$ 200,00 no mercado.
Deixe um comentário!