É sempre difícil dizer qual é o melhor vinho em qualquer categoria, afinal de contas, o gosto para vinhos é algo completamente subjetivo e pessoal, e dificilmente chegaremos a um consenso sobre qual é o melhor vinho. Isso se aplica, é claro, quando estamos discutindo os melhores vinhos chilenos.
O Chile é responsável por diversos vinhos que são mundialmente reconhecidos pelo seus sabor e qualidade. Determinar o melhor entre eles, seria praticamente impossível. Mas, devido ao seu renome ao redor do mundo, é possível falar sobre aqueles que mais se destacam no ponto de vista de enólogos e sommeliers. Aqui estão os melhores vinhos chilenos.
Almaviva
Enquanto grande partes dos vinhos utiliza somente uma casta de uva na sua produção, o Almaviva utiliza uma grande variedade de uvas originadas em Bordeaux, na França. Por isso, além de combinar sabores de uvas como a cabernet sauvignon, merlot, camenere e cabernet franc, o Almaviva também combina os sabores de dois países diferentes. Enquanto a França entrega o sabor tradicional das suas uvas, o Chile é responsável pelo solo e pelo clima, criando um sabor único, complexo e difícil de se confundir. O lançamento do Almaviva foi um grande passo para o reconhecimento do Chile dentro do mercado de produção de vinho ao redor do mundo.
Antiyal e Kuyen
Esses dois rótulos acabaram dividindo o mesmo lugar na nossa lista pois ambos são produzidos pelo renomado enólogo Alvaro Espinoza na vinícola Antiyal Maipo. Desde as suas produções de 2005, esses vinhos têm recebido constante admiração tanto de especialistas, quanto do grande público.
Casa Lapostolle Clos Apalta
De 2005 até 2009, o Casa Lapostolle Clos Apalta recebeu uma grande admiração dos especialistas em vinho no mundo inteiro. Assim como o Almaviva, ele é produzido a partir da mistura de diferentes castas de uva, como a cabernet sauvignon, merlot, carmenere e petit verdot. A admiração das safras desses anos foi tanta que em 2008 o Casa Lapostolle Clos Apalta recebeu alguns prêmios de Vinho do Ano de algumas revistas especializadas.
Montes Alpha M 2010
Não podemos falar dos melhores vinhos chilenos sem mencionar essa safra do Montes Alpha M. Um sucesso entre os especialistas, esse rótulo é sofisticado, complexo e mais denso, com fortes aromas de frutas vermelhas. Ao provar, você irá sentir alguns traços de baunilha e café. Se surgir qualquer oportunidade de experimentar um Montes Alpha M, não a desperdice.
Santa Rita Casa Real
Nem todos os bons vinhos chilenos são feitos de combinações complexas de diferentes castas de uva. O Santa Rita Casa Real é feito puramente de cabernet sauvignon, que são a casta de uva mais comum disponível no mercado. Mas, na preparação desse rótulo, elas são apenas coadjuvantes. O sabor do Santa Rita Casa Real é tirado do solo e do clima únicos da região no Chile onde ele é preparado, dando uma personalidade fortíssima e única para esse rótulo, coisa que poucos vinhos preparados puramente de cabernet sauvignon podem dizer.
Concha y Toro Carmenere de Peumo Carmenere
Para finalizar, temos o carmenere chileno mais popular ao redor do mundo. Não são poucos os especialistas que se arriscam em dizer que esse é um forte candidato ao título de melhor vinho chileno. A única maneira de descobrir o que esse rótulo tem de tão especial, é experimentando uma taça.
Deixe um comentário!