O vinho é uma bebida complexa, que precisa de muita atenção e experiência para ser completamente apreciado. Devido a esse cuidado em descobrir todos os aromas e todos os sabores que a bebida pode transmitir, qualquer acompanhamento ou adereço que possa influenciar no sabor da bebida, costuma ser vilanizado.
- Leia também – Como saber se o vinho é bom: 5 dicas infalíveis
Por causa desse hábito, colocar gelo no vinho sempre costuma parecer uma ideia de outro planeta, e sequer consideramos a possibilidade. Mas será que colocar gelo no vinho é algo tão proibido assim? Talvez a resposta para essa pergunta surpreenda você, mas, antes de mais nada, vamos analisar com calma a situação.
Influências do gelo sobre o vinho
É claro que o principal objetivo de colocar gelo no vinho é deixar a bebida mais refrescante e, talvez, agradável para os dias quentes de verão, mas essa alteração de temperatura está longe de ser o único efeito que o gelo tem sobre o vinho. Esse é, inclusive, o principal problema de adicionar gelo ao vinho: o gelo irá fazer com que o vinho perca algumas das suas principais características.
Isso quer dizer que, ao mesmo tempo em que o gelo deixa a sua bebida mais refrescante, ele irá prejudicar os aromas e os sabores que compõem o vinho. Quando adicionamos gelo ao vinho tinto, seu sabor pode ficar insuportavelmente forte, pois o gelo irá realçar alguns traços dele, enquanto nos vinhos brancos e rosés, o gelo tem o efeito de deixar os seu sabor fraco e sem graça.
Então é proibido?
Apesar desses fatores, não existem absolutamente nada impedindo você de colocar uma ou mais pedrinhas de gelo na sua taça de vinho! Na verdade, algumas pessoas costumam deixar uma pedrinha de gelo por certo tempo na taça para que o vinho atinja uma temperatura ideal para o seu gosto.
Se você deseja experimentar, ou simplesmente gosta de adicionar gelo ao seu vinho, a dica é fazer isso com vinhos mais baratos, ou que necessitem de menor sofisticação para se apreciar. Apesar dessa dica não ser uma regra, ela é recomendada pois os vinhos mais requintados podem oferecer sabores e experiências únicas a quem prova, e por isso seria muito triste eliminar alguns desses traços com uma pedra de gelo.
Vinhos feitos para tomar com gelo
Assim como nós, os europeus também passam pela sua temporada de verão e, com isso, até pegou uma pequena moda por lá de colocar gelo no vinho. Apesar de não ser a maior tendência entre os grandes apreciadores de vinho, a prática ganhou um pouco de atenção e, com ela, surgiram alguns vinhos produzidos especialmente para serem consumidos com gelo.
Esses vinhos costumam ser mais doces, traço que se destaca ainda mais com a adição do gelo, e podem aparecer em rótulos mais frutados, ou um pouco cremosos. Esses vinhos são preparados especificamente para não perder as suas qualidades quando o gelo é adicionado, e tornarem-se apenas mais refrescantes na temperatura mais baixa. Entre os principais rótulos de vinhos para serem tomados com gelo, podemos citar o Chandon Passion, assim como o Marquis de Rothberg Ice e, por fim, o Rosé Piscine.
Deixe um comentário!