Feita a partir dos grãos de cevada, malte, trigo e centeio, a cerveja é uma bebida que, tradicionalmente, contém glúten. Não só isso, mas ela também tem um gosto muito melhor quando é feita a partir desses grãos.
Infelizmente, para algumas pessoas, beber uma cerveja produzida a partir de grãos que contém glúten não é uma opção, devido à intolerâncias, alergias e demais doenças no geral que causam a restrição do consumo de glúten.
Com o surgimento mais frequente dessas doenças e condições médicas, e também a popularização das dietas sem glúten, cada vez mais houve o crescimento de uma nova demanda de mercado: o desejo da população por uma cerveja sem glúten.
Uma variedade de grãos pode ser utilizada para produzir a cerveja sem glúten, que resulta em diferentes bebidas com diferentes sabores. Vamos conhecer alguns deles abaixo.
Quais grãos utilizar?
Como os grãos de cevada, malte, trigo e centeio, os mais utilizados (e também os melhores) para a produção de cerveja, possuem glúten, você pode acabar se perguntando qual foi a alternativa que os cervejeiros encontraram para produzir cervejas sem glúten, que ainda mantivessem o sabor da bebida original.
A verdade é que, por não utilizar esses grãos, o sabor da cerveja sem glúten não se iguala ao da cerveja original. A cerveja sem glúten, porém, ainda é a melhor opção para quem curte uma gelada, mas não pode consumi-la devido às suas restrições alimentares.
Para obter esse resultado, os cervejeiros encontraram a resposta em grãos utilizados para fazer cerveja em outras partes do mundo. Algumas cervejas africanas, por exemplo, utilizavam grãos de sorgo e milhete na sua produção, que são dois tipos de grão livres de glúten e que se tornaram bastante populares na produção de cervejas sem glúten.
Outro grão que se tornou comum na produção desse tipo de cerveja foi o grão de trigo sarraceno, que veio de uma região na China. Além desses três tipos, ainda são utilizados para produzir cerveja sem glúten, embora em menor abundância, os grãos de feijão, milho, batata, quinoa, arroz, soja e até mesmo tapioca.
Conheça algumas cervejas sem glúten
Agora que você entendeu como as cervejas sem glúten são criadas, que tal conhecer algumas opções para você consumir?
Estrella Daura Damm
Essa cerveja é feita por uma produtora espanhola, que foi uma das pioneiras na produção de cervejas com glúten reduzido. Ela é uma cerveja bastante tradicional, que chega a se assemelhar com as cervejas originais, possui um sabor bastante suave com notas de cereais.
Pilsener
A Pilsener vem de uma cervejaria belga focada, exclusivamente, na produção de cervejas sem glúten, onde se utiliza uma técnica para extrair a substância das bebidas. Aqui no Brasil, a Pilsener é a única cerveja dessa produtora que está disponível no mercado, e seu sabor é levemente frutado com traços cítricos.
Lake Side Beer Larger
Não são só os gringos que aprenderam a fazer cerveja sem glúten. A Lake Side Beer Larger é gaúcha, produzida em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com uma técnica desenvolvida pela própria cervejaria. Se você busca uma cerveja sem glúten com sabor similar ao da cerveja original, essa é uma boa solução, lembrando bastante algumas cervejas artesanais populares no mercado.
Deixe um comentário!