É comum você ouvir grandes apreciadores de cerveja falarem mal ou até mesmo dizer que as cervejas que tomamos aqui no Brasil não são cervejas de verdade. Quando pensamos em cervejas brasileiras, logo imaginamos aquela bebida bem gelada, de sabor e corpo mais leve, que tomamos para refrescar nos dias mais quentes, não é?
Mas nem toda cerveja é assim. Na verdade, esse é o principal motivo para alguns desses especialistas olharem com cara feia para essas cervejas nacionais.
É nesse ponto que as cervejas puro malte se diferenciam. Elas têm o sabor muito mais intenso e complexo, além de serem mais encorpadas do que estamos acostumados. Isso não quer dizer que as cervejas puro malte não sirvam para dar aquela refrescada durante o verão. Mas não se preocupe, vamos explicar tudo isso rapidinho…
Que papo é esse de cervejas puro malte?
A cerveja que consumimos no nosso dia a dia por aqui costuma ser bem leve, caindo com facilidade no estômago e de pouca complexidade. Isso acontece devido à adição de de cereais não maltados na sua receita, em especial o milho e o arroz, que também deixam a cerveja com uma aparência mais clara.
As cervejas puro malte são aquelas que são produzidas sem a adição de nenhum desses grãos não maltados. Por isso, elas são mais fortes, mais encorpadas, mais complexas de se consumir. Uma vez que você as conhece melhor, porém, percebe-se as suas qualidades e fica difícil querer voltar para as cervejas que levam milho na receita.
Aqui estão algumas das principais cervejas puro malte para você começar a conhecê-las melhor!
Bohemia Magna Pils
Para começar, precisamos desmistificar uma coisa: as cervejas puro malte não são, necessariamente, mais pesadas do que as demais. Na verdade, existem diversas cervejas desse tipo que podem ser tão leves e refrescantes quanto as cervejas que levam outros tipos de grãos nas suas receitas.
Um grande exemplo disso é a cerveja Magna Pils, da Bohemia. Ela combina os traços mais doces do malte com o lado mais amargo do lúpulo para criar uma grande harmonia no sabor, que resulta em uma cerveja bem leve e fácil de descer.
Eisenbahn Pilsen
A Eisenbahn Pilsen é uma das cervejas puro malte mais conhecidas entre o grande público. Você provavelmente já a viu nas prateleiras de supermercados e bares por aí. Essa gelada tem um pouco mais de personalidade do que a Magna Pils, mas seu sabor é igualmente suave, o que facilita o seu consumo por quem não está acostumado com cervejas puro malte.
Therezópolis
Quem disse que brasileiro só faz cerveja de milho? Se você quiser uma alternativa para as cervejas que costumamos encontrar no supermercado, a Therezópolis é a escolha perfeita para você.
Ela utiliza três tipos de lúpulo na sua produção, assim, apresenta diversos aromas, deixando a sua degustação muito mais complexa, além de dar um sabor amargo mais intenso, deixando a cerveja muito mais interessante.
Heineken
E que tal terminar essa lista com uma cerveja super popular? A Heineken dispensa apresentações e talvez você não soubesse, mas ela é uma das cervejas puro malte que podemos encontrar por aí. Ela pode ser super refrescante para os dias mais quentes, assim como toda boa cerveja que consumimos aqui no Brasil.
Deixe um comentário!