Cerveja é uma palavra bastante genérica para determinar todos os tipos de bebidas produzidos a partir do malte de cevada fermentado.
Essa classificação é considerada genérica justamente pela variedade de maneiras que as cervejas podem ser feitas e apresentadas para os seus ávidos consumidores, que podem não só preferir um tipo a outro, mas muito bem gostar de um e detestar alguma outra variação e, mesmo assim, serem tão apaixonados por cerveja quanto qualquer um.
Os tipos de cerveja
Ao contrário do que muitos pensam, quando estamos falando de “tipos de cerveja”, não falando de nomes como pilsens, stouts e strong ales.
Essas variações são apenas diferentes estilos de produção e apresentação dos dois principais tipos de cerveja, que são as cervejas tipo Larger e tipo Ale. A seguir, iremos discutir as diferenças entre essas duas variações, e quais estilos de cerveja elas englobam.
Larger
As cervejas dessa família são produzidas com fermentação baixa e em temperaturas reduzidas. Normalmente, tendem a ser mais leves e mais claras, apesar de às vezes aparecerem em variações mais secas e até mais amargas.
Entre os estilos da família Larger estão as pilsen, que são mais douradas e pouco amargas. Existem, porém, muitas variações entre as pilsen. Aquelas produzidas no Brasil, por exemplo, são as mais leves e, por isso, fazem sucesso depois do futebol, enquanto algumas pilsen produzidas na Alemanha chegam a ser mais encorpadas.
Além das cervejas pilsen, a família Larger também abriga as Schwarzbier, que são cervejas mais escuras feitas do malte torrado e acabam sendo bastante secas e, também, as cervejas do estilo Bock, que são mais avermelhadas e têm um sabor caracteristicamente maltado.
Ale
As cervejas do tipo Ale, feitas em alta fermentação com temperaturas mais elevadas, foram as primeiras cervejas a serem produzidas no mundo. Elas têm o sabor mais frutado e são bastante encorpadas, se comparadas às Larger.
Com gostos e aromas notavelmente variados, a família das cervejas tipo Ale englobam estilos, como o Weizenbier (ou Weissbier), que são produzidos em maior quantidade no sul da Alemanha e, normalmente, não são filtrados na sua produção.
A Guinness, popular cerveja irlandesa, também faz parte da família Ale, se encaixando dentro das cervejas conhecidas como Stout, que é popular por se tratar de cervejas com o sabor mais torrado. Por fim, as Ale também abrigam as cervejas Dubbel, tradicionalmente belgas, que costumam ser escuras e ter um sabor mais frutado e mais equilibrado do que as demais.
Outros tipos de cerveja
Além das cervejas do tipo Ale e Larger, ainda existem grupos menores que trazem ainda mais variedade aos sabores dessa bebida. É o caso das cervejas de fermentação espontânea, que têm sabores muito diferentes dos dois tipos principais e, muitas vezes, podem lembrar vinhos e espumante.
Outra variação são as cervejas chamadas de híbridas. Esse tipo de cerveja costuma cruzar a linha entre as cervejas Ale e Larger e misturar os métodos de produção de cada um dos principais tipos para obter um produto mais ousado e diferenciado.
Deixe um comentário!