5 curiosidades sobre a cerveja que todo cervejeiro precisa saber!

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Curiosidades sobre a cerveja

Você acha que sabe tudo sobre cerveja? Você pode conhecer todos os tipos e saber como harmonizar os sabores com as comidas e petiscos certos, mas existem alguns fatos bastante curiosos sobre a cerveja que temos certeza que deixarão até o mais entendido das mesas de bar surpreso.

Se você está apenas curioso, ou se você quer mesmo ter alguns conhecimentos mais obscuros e divertidos sobre a cerveja para surpreender os amigos e os dates na próxima vez que forem tomar uma gelada juntos, vamos conhecer a seguir algumas das maiores curiosidades sobre a cerveja. Está pronto para começar?

1. Já foi mais consumida que água

Não é segredo para ninguém que a cerveja é uma bebida muito antiga, sendo descoberta na antiguidade. Mas você sabia que houve uma época em que a cerveja era consumida com mais frequência do que a água?

Durante a Idade Média as condições de tratamento de água eram tão precárias que a bebida era extremamente suja, e podia até mesmo levar a infecções fatais. Por causa disso, a cerveja era uma opção muito mais segura para matar a sede e se hidratar. Sua fórmula era um pouco diferente da que temos hoje, e possuía um pouco menos de álcool, e assim era consumida por pessoas de todas as idades, desde as crianças até os adultos, não importa a sua classe social.

2. Construtores das pirâmides egípcias foram pagos em cerveja

Já imaginou ser pago em cerveja pelo seu trabalho? Ao contrário do que muita gente pensa, as pirâmides do Egito não foram construídas por escravos. Segundo alguns historiadores, o trabalho desses consultores não só era remunerado, como parte da sua remuneração era feita em forma de cerveja. A bebida era muito comum na dieta do povo egípcio na época de construção desses monumentos, o que fazia o seu uso no pagamento de um trabalho algo bastante comum.

3. A deusa da cerveja

Você sabia que a cerveja tem a sua própria deusa? É verdade, lá na Suméria a cerveja era uma bebida adorada por muitos, tanto que era conhecida como o “líquido divino”, devido aos seus efeitos no organismo daqueles que a consumiam. A adoração à cerveja era tanta, que os Sumérios criaram a sua própria divindade para a bebida.

A deusa suméria da cerveja é conhecida como Ninkasi, e ela era conhecida pelos seus poderes de satisfazer desejos e encher o coração dos devotados. Diversas obras de arte e até mesmo um hino foram feitos em sua homenagem.

4. 50 milhões de pessoas estão bêbadas nesse momento

Da próxima vez que ficar culpado por estar bebendo sozinho, não se preocupe, pois estudos apontam que a qualquer momento, pelo menos 0,7% da população mundial está bêbada. A porcentagem pode parecer pouca, mas isso é o equivalente a 50 milhões de bêbados ao redor do mundo. Como a cerveja é a bebida alcoólica preferida do nosso planeta, boa parte desses 50 milhões deve a sua embriaguez à gelada.

5. A cervejaria mais antiga do mundo

Não é por nada que a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida do mundo, nós estamos aperfeiçoando os métodos de produção dela há milhares de anos. Um exemplo disso é um grande monastério da Alemanha, com uma cervejaria chamada Weihenstephan onde os monges que lá residem estão produzindo cerveja há mais de mil anos.

Leave a Reply