Como fazer caipiroska (caipifruta): dicas e receitas

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Caipiroska / Caipifruta

Muita gente fica ofendida se você chamar de caipirinha qualquer bebida que não seja feita puramente de cachaça (ou vodka), limão, gelo e açúcar. Mas, com o surgimento de diversas outras misturas deliciosas, que utilizam diferentes frutas além do limão, a nomenclatura ficou um pouquinho confusa. Foi assim que surgiram os termos caipiroska, ou caipifruta: para designar qualquer variação de caipirinha que não seja feita somente dos seus ingredientes originais.

A caipirinha pode ter se tornado extremamente popular, chegando a ser um dos drinks mais pedidos no mundo inteiro, mas a caipiroska não fica muito atrás. Cada vez mais, essas variações da caipirinha têm conquistado mais pessoas nos balcões de coquetel pelas festas e bares, e elas são tão fáceis de preparar quanto a receita original. Quer algumas dicas para fazer a sua própria caipifruta?

Varie no açúcar

Enquanto o açúcar refinado tradicional combine muito bem com boa parte das receitas de caipiroska, existem algumas frutas que podem combinar melhor com outros tipos de açúcar. Por isso, experimente usar açúcar mascavo ou até raspas de rapadura ao preparar uma caipifruta para ver como o sabor combina e se é agradável para você. A chave para fazer uma boa caipiroska é não ter medo de arriscar e experimentar.

Seja criativo

Qualquer fruta pode fazer uma caipiroska excelente, por isso existe pouca chance de erro ao preparar a bebida com somente uma fruta. O desafio está quando você tenta levar as suas habilidades a um novo nível: experimente misturar diferentes frutas na mesma caipiroska. Comece com misturas mais básicas, como diferentes frutas cítricas, que possuem sabor parecido, e depois tente encontrar sabores mais diferentes. Se está com um pé atrás quanto a misturar frutas, então confere a nossa próxima dica.

Crie sabores conflitantes

Para tentar receitas diferentes e mais impressionantes de caipiroska, tente criar sabores com frutas que contrastem entre si. Por exemplo, que tal tentar misturar uma fruta azeda com outra mais doce? A princípio, você pode pensar que sabores conflitantes não combinam, mas eles podem harmonizar de formas surpreendentes e criar uma bebida muito mais interessante do que uma simples caipifruta.

Experimente alguns temperos

Além de frutas, que tal adicionar mais alguns ingredientes para dar um sabor extra à sua receita? Alguns temperos de cozinha como manjericão, alecrim, pimentas e louro caem muito bem com uma infinidade de receitas de caipiroska, só não esqueça de usá-los com moderação, para que esses temperos não roubem todo o sabor do seu drink.

Receitas de caipiroska

Para não ter erro na sua primeira tentativa, aqui estão algumas receitas deliciosas de caipiroskas que vão fazer o maior sucesso entre os seus amigos.

Abacaxi com manjericão

Como mencionamos, fazer caipiroska é tão simples quanto fazer caipirinha. Para essa receita, você só precisa macerar uma fatia de abacaxi com 2 dedos de espessura com 6 folhas de manjericão e uma colher de açúcar mascavo. Para finalizar, complete com a cachaça, algumas gotas de limão, e gelo.

Carambola com kiwi

Que tal uma daquelas receitas que contrasta? O kiwi e a carambola têm texturas bastante diferentes, que podem criar um contraste maneiro ao experimentar. Para preparar a receita, você só precisa descascar o kiwi e macerá-lo junto da carambola e duas colheres de açúcar mascavo. Por fim, adiciona a cachaça e o gelo e pode experimentar.

Tangerina com pimenta rosa

Para finalizar, uma caipifruta com sabor mais exótico do que as demais. Para preparar, macere meia tangerina com 10 bolinhas de pimenta rosa e uma colher de açúcar refinado. Adicione a vodka e mexa bem a sua mistura, depois, é só completar o copo com gelo.

Leave a Reply