Cerveja engorda? Descubra aqui se isso é mito ou verdade

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Você provavelmente já ouviu falar da infame “barriguinha de chopp”, resultado do excesso de calorias acumulado devido ao consumo sem moderação de cerveja ao longo da vida. Apesar de estudos demonstrarem como a cerveja pode fazer bem para a saúde quando consumida com moderação, a bebida ainda é bastante calórica e, por isso, não oferece grandes benefícios nutricionais.

Como se não bastasse, o consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas também pode ter outros efeitos no organismo que irão facilitar o ganho de calorias. Vamos entender um pouco melhor esses efeitos da cerveja no organismo e como eles influenciam no ganho de peso.

Menor queima de calorias

Normalmente, o seu organismo trabalha para queimar as células de gordura presentes nos alimentos que você consome, o que evita o acúmulo de gordura pelo organismo. O que acontece quando você ingere bebidas alcoólicas é que o nosso corpo não tem como armazenar o álcool e, por isso, o organismo trabalha primeiro em usar ele como fonte de energia e, consequentemente, armazena as gorduras presentes nos alimentos que consumimos.

Maior ingestão de calorias

Além de reduzir a queima de calorias pelo organismo, cada copo de cerveja pode ter até 200 calorias. Por causa dessa quantidade excessiva de calorias em cada copo, se você não possui um estilo de vida saudável, que combina uma alimentação balanceada com a prática de algum esporte regularmente, é muito fácil de engordar devido à cerveja.

Maior apetite

A cerveja e demais bebidas alcoólicas não afetam o acúmulo de calorias e ganho de peso somente de forma direta. Um dos principais efeitos indiretos que essas bebidas causam e que viabilizam o ganho de peso pelo organismo é o aumento do apetite.

Esse costuma ser um dos principais fatores para fazer a cerveja engordar, pois além de aumentar o número de calorias que você ingere devido à maior frequência com que você se alimenta, quando você está bêbado perde um pouco suas inibições.

Isso significa que você não só irá realizar alguns “lanches” desnecessários, mas também irá consumir alimentos que normalmente não comeria, geralmente comidas mais calóricas e gordurosas, que fazem mal para o organismo e facilitam o ganho de peso.

Todas as bebidas alcoólicas engordam?

Como observamos, não é apenas a cerveja que engorda, mas outras bebidas alcoólicas também podem ter os mesmos efeitos quando consumidas sem moderação. Uma das opções menos calóricas é o vinho tinto, que quando consumido com o acompanhamento certo pode diminuir consideravelmente a quantidade de calorias consumidas quando comparado à outras bebidas.

As bebidas mais perigosas para o ganho de peso são alguns tipos de coquetéis. Entre eles, podemos citar os licores de chocolate, por exemplo, assim como outras bebidas mais cremosas e encorpadas.

Como controlar a ingestão de calorias

Não é porque cerveja engorda que você deve cortá-la completamente do seu cardápio. Diminuir um pouco a quantidade ou a frequência com que consome a bebida já irá controlar o acúmulo de calorias no organismo.

Outra maneira de controlar esse fenômeno é alternando os copos de cerveja com alguns copos d’água. Assim, você irá manter seu organismo sempre hidratado e irá amenizar os efeitos do álcool no organismo.

Por fim, fazer uma refeição saudável antes de começar a beber é uma boa maneira de controlar o aumento do apetite causado pela cerveja.

Leave a Reply