Pudim de juripinga é, sem dúvida, uma combinação inusitada. Afinal, são poucos que pensariam em misturar esses ingredientes. Embora a Jurupinga seja popular entre as bebidas e o pudim entre as sobremesas, pudim de jurupinga é um encontro – alguns diriam – esquisito.
Afinal, funciona? Pudim de Jurupinga é gostoso? Como preparar? Abaixo você compreende mais sobre a Jurupinga, a história do pudim e como esses dois se cruzaram em uma receita. Confira!
O que é Jurupinga?
A Jurupinga é, sem dúvida, uma bebida deliciosa, produzida com uma uma combinação perfeita de vinhos aromáticos e suaves. De fato, a bebida vem se popularizando no Brasil, conquistando mais apreciadores a cada dia.
Sem dúvida, a bebida é uma candidata ao título de fenômeno, em particular pela intensa procura do público mais jovem. Tanto espaço está ganhando entre os brasileiros que já é possível encontrar uma variedade de drinks com Jurupinga, bem como receitas – como é o caso, por exemplo, do pudim de Jurupinga.
Essa expansão no gosto popular do país não é para menos. A Jurupinga é uma bebida que possui um adocicado e suave sabor. Esse, por sua vez, é aliado a um teor alcoólico baixo, o que torna a bebida própria para receitas como o pudim de Jurupinga. Afinal, se torna mais apetecível, agradando o paladar de mulheres e homens das mais variadas idades.
O mistério Jurupinga
Além de ser uma bebida apreciada por seu sabor, a Jurupinga é, sem dúvida, uma espécie de bebida mitológica. Isto é, ninguém conhece ao certo a sua fórmula. Assim como ocorre à grande Marca Coca-Cola, a Jurupinga possui em sua fabricação um ingrediente especial que não é revelado na receita.
Ou seja, a única coisa que é revelada sobre a fórmula da Jurupinga é que ela se trata de uma combinação de vários vinhos brancos, suaves e especiais. Esse “mistério” acaba acirrando a imaginação do consumidor, que pode conspirar a respeito de qual é – ou quais são – os ingredientes secretos na composição da Jurupinga.
Pudim de Jurupinga combina?
Para que nunca experimentou essa bebida, é importante destacar que ela é, como mencionado, um complexo de uma variedade de vinhos suaves e brancos. De fato, a mistura é tão adocicada que se assemelha a um melado, grudento, dulcíssimo e extremamente suave. Essas características não são comuns somente para os paladares femininos. Sem dúvida, elas são características que se relacionam intimamente com as sobremesas.
Em razão do seu sabor, a jurupinga cai muito bem em coquetéis, batidas e – por que não? – doces como o pudim de Jurupinga. Por ter uma graduação de álcool baixa, ela se torna multiuso e muito agradável. Por exemplo, se você está cansado de adicionar leite condensado às suas batidas, a Jurupinga pode ser uma alternativa doce para substituição.
Afinal, atualmente, não existe apenas pudim de Jurupinga. De fato, na internet é possível encontrar uma variedade de receitas que levam Jurupinga como ingrediente adicional ou substituto. Basta pesquisar em buscadores para encontrar uma série de receitas doces que levam a bebida, como, por exemplo, pão doce de Jurupinga.
Portanto, se você é fã de bebidas adocicadas e sobremesas que levam álcool, a Jurupinga pode ser uma aliada pra você. Começando pelo pudim, que conheceremos um pouco da história abaixo antes de aprendermos a receita dessa sobremesa nada convencional! Acompanhe!
História do pudim
De fato, a confecção doce e cremosa que conhecemos como pudim surgiu em meados do século dezenove. Na época, um químico inglês chamado Alfred Bird foi responsável por inventar um pó de ovo sem ovo. Esta invenção notável, sem dúvida, facilitou muito a produção de um pudim delicioso com a consistência perfeita como temos hoje.
Acredita-se que a palavra “pudim” venha do francês boudin, derivando do latim botellus, onde significa “salsicha pequena”. O termo fazia referência às carnes envoltas dos pudins europeus da Idade Média. A referência impressa mais antiga ao pudim de chocolate, no entanto, data do ano de 1730.
O pudim de arroz já era conhecido, no entanto, até o século dezenove, era considerado um medicamento. Isto é, seu uso era destinado a tratar uma série de doenças digestivas. Com o tempo a receita virou uma sobremesa tão popular e apreciada que, em alguns países, existe o dia nacional do pudim!
Apesar de ser uma sobremesa comum em diversas ocasiões, a maioria nunca ouviu falar de pudim de Jurupinga. Ou melhor dizendo: nunca sequer pensou nessa combinação! Por isso, além do mistério sobre a fórmula de composição da Jurupinga, um segundo permanece: como, afinal, preparar pudim de jurupinga?
Essa receita, sem dúvida incomum, intriga muita gente pelo seu caráter curioso e inovador. Apesar de parecer exótica, essa receita é muito simples e prática de preparar. Afinal, não se distancia muito do preparo tradicional do pudim que conhecemos e amamos. Curioso?! Confira abaixo como preparar e experimentar essa “iguaria” com Jurupinga!
Pudim de jurupinga
Para preparar sua receita de pudim de jurupinga, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Ingredientes
- Quatro ovos
- Duas xícaras de Jurupinga
- Uma xícara de açúcar (mais) três colheres
- 350 miligramas de leite
- Uma lata de leite condensado
Modo de preparo
- Comece o processo normalmente, batendo os ovos por alguns segundos no liquidificador, apenas para misturá-los.
- Em seguida, faça a adição dos demais ingredientes. Isto é, a lata de leite condensado, o leite, a xícara de jurupinga e as três colheres de açúcar. Bata essa mistura inicial por cerca de dez minutos.
- Feito isso, adicione uma xícara de jurupinga e uma xícara de açúcar em uma fôrma própria para pudim. Leva até o fogão e deixe ferver em fogo médio até se transformar dm uma calda.
- Quando a calda estiver finalizada, é hora de adicionar a mistura batida no liquidificadorr e levar ao forno por aproximadamente quarenta minutos.
- Após o tempo estipulado, retire a fôrma do forno e deixe o pudim esfriando por estimadamente uma hora.
- Passado esse tempo, o pudim estará pronto para ser virado da forma e servido normalmente.
E pronto! Fácil, não é? Prepare você o quanto antes esse pudim de Jurupinga e surpreenda seu paladar e o paladar de amigos e familiares em festas e jantes!
Deixe um comentário!