Está afim de testar os seus conhecimentos sobre o vinho? Ou simplesmente gosta de saber algumas curiosidades para surpreender os amigos durante o jantar? Todo mundo que gosta de vinho quer mostrar que conhece bem a bebida, mas sempre existem alguns fatos desconhecidos que pegam até os maiores conhecedores de vinho de surpresa.
- Leia também – Como o vinho é produzido?
Seja você já um grande conhecedor sobre o vinho, ou apenas esteja um pouco interessado em conhecer algumas curiosidades sobre essa bebida, você pode sempre contar com a gente para lhe ajudar. Por isso, aqui estão algumas curiosidades sobre o vinho que você com certeza não conhecia.
Com quantas uvas se faz uma garrafa?
Essa é uma pergunta muito frequente quando se fala da produção de vinhos, e sua resposta costuma ser bastante controversa. As informações disponíveis referentes a quantas uvas são necessárias para fazer uma garrafa de vinho podem ser muito variadas, enquanto alguns acreditam que um pouco mais de 100 uvas já são o bastante para produzir 750 ml de vinho, o equivalente a uma garrafa, algumas informações podem apontar que mais de mil uvas são necessárias para esse feito.
A verdade é que a resposta pode, de fato, variar conforme o tipo de uva utilizada ou o processo de fermentação escolhido pelo produtor. Apesar disso, existe uma média que podemos obter se observarmos o processo de produção dos vinhos mais simples e tradicionais no mercado. Para esses rótulos, é possível dizer que cerca de 300 uvas são necessárias para produzir uma garrafa da bebida.
Uvas tintas também podem produzir vinhos brancos
Apesar de ser conhecimento geral que uvas tintas produzem vinhos tintos e uvas brancas (ou verdes) produzem vinhos brancos, as uvas tintas também podem ser usadas para produzir vinhos brancos. Mesmo se a informação parecer um pouco chocante demais, se as cascas das uvas tintas forem removidas do processo de fermentação, então é possível que elas deem origem a um vinho branco. Existem poucos rótulos no mercado, mas alguns vinhos Malbec ou Pinot Noir podem ser encontrados na forma de vinhos brancos.
Nem todo vinho fica melhor com a idade
É comum pensarmos que vinhos que passaram mais tempo envelhecendo são aqueles com o melhor sabor. Mas a verdade é que nem todos os vinhos são feitos para envelhecer. os vinhos brancos, por exemplo, devem ser consumidos em até 3 anos após o envasamento, ou começarão a perder suas características originais. Já os vinhos tintos, não devem durar mais do que 5 anos na garrafa. São poucos e muito seletos os vinhos que são realmente produzidos para ficarem mais saborosos com o tempo.
Vinho seco e vinho suave
É comum nos referirmos a vinhos como vinhos secos ou vinhos suaves, mas raramente as pessoas realmente entendem a diferença entre essas duas denominações. Damos o nome de vinho suave a todos os vinhos produzidos com a partir de castas de uvas mais comuns e que contam com a adição de açúcar durante a sua produção. Já o vinho seco é um vinho mais nobre, produzido com castas de uvas mais refinadas, onde o açúcar presente na bebida é resultado natural do processo de fermentação.
O maior consumidor de vinho do mundo é…
É comum pensarmos que a França é o país que mais consome vinho no mundo, devido ao país ser mundialmente conhecido pela produção de alguns dos melhores rótulos do mercado. Mas, na verdade, o país que mais consome vinho ao redor do planeta é o Vaticano, onde mais de 1 litro de vinho é consumido por semana por cada habitante.
MAIORES CONSUMIDORES DE VINHO DO MUNDO
Portugal
França
Itália
Suécia
Suíça
Bélgica
Argentina
Alemanha
Austrália