Existe uma grande variedade de sabores de geleias artesanais disponíveis nas prateleiras de supermercado por todo lugar. Com toda essa variedade, é muito fácil encontrar o sabor perfeito para combinar com qualquer tipo de aperitivo ou prato, agradando aos mais variados paladares entre sua família ou seus amigos.
- Leia também – Como beber vinho: dicas úteis e práticas
Mas, para os amantes de vinho, não existe opção melhor do que uma boa geleia de vinho. Para o café da manhã ou da tarde, ou simplesmente para matar a fome ao longo do dia, os apaixonados pela bebida vão se amarrar nessa receita, e não vão abrir mão da geleia de vinho por nada. Veja a seguir como fazer uma geleia de vinho na sua própria casa.
Escolhendo o vinho
Antes de partirmos para a receita, existe uma dúvida que certamente irá surgir na sua cabeça quando estiver indo comprar os ingredientes: qual vinho devo utilizar para preparar uma geleia de vinho? Para falar a verdade, não existe muito uma resposta certa.
Como o vinho escolhido é o que vai dar o sabor à sua geleia, então a melhor opção é escolher um vinho que agrade o seu paladar. Por outro lado, podemos levar em consideração os acompanhamentos que você servirá com a geleia e escolher o tipo de vinho a partir disso. Normalmente, a geleia de vinho é servida com queijos brancos, mas também pode acompanhar torradas e bolos, para essas opções, um bom vinho tinto seco é uma ótima escolha de harmonização.
Ingredientes
- 750 ml de vinho tinto seco
- 1 xícara (de chá) de açúcar
- 1 colher (de chá) de suco de limão
- ½ colher (de café) de manteiga sem sal
Modo de preparo
Comece servindo o vinho em uma panela e levando ela ao fogão com fogo médio. Aqueça a bebida ali por cerca de 25 minutos para que seja feita a redução e então levantar fervura. Depois disso, você pode acrescentar a manteiga, o suco de limão e o açúcar e mexer bem por mais 5 minutos. O esquema aqui é bem parecido com quando fazemos brigadeiro: quando a mistura desgrudar do fundo da panela, pode desligar o fogo.
Quando você desligar o fogo, irá perceber que a mistura ainda não tem aquela textura tradicional de uma geleia, mas não se preocupe com isso: é somente na geladeira que ela vai ficar com cara de geleia. Portanto, após desligar o fogo, passe a mistura para um pote de vidro e leve para a geladeira. Para que ela fique com textura de geleia e com a temperatura certa, é preciso que ela fique armazenada na geladeira por pelo menos 4 horas.
Dicas de acompanhamento
Feita a sua geleia de vinho, chegou a hora de decidir quais acompanhamentos serão servidos com ela. Como mencionamos ao ajudar você a escolher o vinho ideal para essa receita, a geleia de vinho costuma harmonizar bem com queijos brancos, em especial o queijo brie e o camembert. Agora, se a ideia for servir a geleia de vinho em um café da tarde, e não junto de aperitivos, então algumas torradinhas ou um bolo podem ficar uma delícia com um toque da sua geleia de vinho!
Deixe um comentário!