Todo apaixonado por cerveja chega a um ponto na vida no qual ele considera começar a produzir sua própria cerveja em casa. Talvez seja por isso que você está aqui ou só está curioso para saber sobre o processo de produção da cerveja e quer aprender um pouco.
Não importa qual desses você é. Saiba que fazer cerveja em casa é um trabalho muito simples, mas que requer certa atenção. Apesar de haver outras opções de métodos que você pode seguir, vamos apresentar como um iniciante pode facilmente produzir sua primeira cerveja e, com o tempo, ir aprimorando seu processo para criar uma cerveja ainda mais elaborada. Pronto?
Primeiro passo: moer o malte
Para começar a preparação da sua própria cerveja, você vai precisar moer o malte. Isso pode ser feito em um moedor de cereal ou, se você estiver meio despreparado, pode utilizar um liquidificador. Nessa etapa, é preciso tomar cuidado para não moer muito o grão.
Você não quer transformá-lo em pó, apenas quebrá-lo um pouco para as próximas etapas. Você não precisa se preocupar se alguns grãos permanecerem inteiros após esse processo.
Segundo passo: a etapa quente
A segunda etapa da produção de uma cerveja é conhecida como “etapa quente”. Então, para fazer jus ao nome, você deve começar esquentando 25 litros d’água a uma temperatura de 70 °C. Assim que você atingir essa temperatura, pode despejar o malte moído da primeira etapa. A mistura do malte com a água recebe o nome de mosto. Ao fazer isso, você irá notar que a temperatura da água vai cair para algo entre 65 °C e 68 °C.
Não se preocupe em fazer a temperatura voltar para os 70 °C, pois é preferível trabalhar com o mosto a 68°C. Portanto, o próximo passo é manter o mosto nessa temperatura por cerca de uma hora, para fazer com que o amido seja transformando em açúcares, que serão os alimentos das leveduras, que os transformarão em álcool.
Para manter a temperatura, basta desligar o fogo quando ele estiver subindo e ligá-lo novamente quando a temperatura do mosto começar a cair.
É importante mexer a mistura constantemente no tempo em que o fogo estiver ligado. Assim que atingir o tempo necessário, aqueça o mosto a 78 °C e, então, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos.
Terceiro passo: recirculação
Assim que terminar a etapa anterior, você pode começar a recirculação, que funciona assim: você deve abrir um pouco a torneira para encher um jarro com o mosto. Feito isso, feche a torneira e despeje o mosto do jarro de volta na panela de mostura, repetindo esse processo por 15 minutos.
A seguir, você irá levar o mosto para o balde de fermentação. Para isso, abra só um pouquinho a torneira, evitando despejar tudo de uma vez, deixe a mistura escorrer lentamente para o balde.
Então, livre-se do malte e lave bem a panela, para depois enchê-la com 4 litros d’água e aquecer a 68 °C. Depois, coloque o mosto de volta na panela, junto com a água e, assim que ferver, adicione 30 gramas de lúpulo Saaz. Espere cerca de 55 minutos e adicione mais 10 gramas e, para finalizar, espere 5 minutos e desligue o fogo.
Quarto passo: etapa fria
Para esse momento, é preciso ter muito cuidado com a higienização dos aparelhos e ferramentas que entrarão em contato com o mosto frio, como o chiller, que será utilizado para esfriar a temperatura da mistura. Por isso, utilize sanitizantes como álcool 70°, e água sanitária ou fervida para higienizar bem esses equipamentos.
Feita a higienização, podemos passar a etapa fria do processo de produção da cerveja. Para isso, você deve ligar o chiller na torneira para fazer o mosto baixar para uma temperatura de 30 ºC, que é a temperatura ideal para manter o fermento vivo e trabalhando perfeitamente.
Quinto passo: fermentação
Para a etapa de fermentação, você deve, em primeiro lugar, sanitizar bem o balde fermentador. Feito isso, pode abrir a torneira e despejar o mosto no balde e, então, adicionar o fermento por cima. A seguir, feche o balde e mantenha-o armazenado em um lugar fora da luz por 7 dias.
Passado esse período, você pode passar a bebida para uma panela bem higienizada. Você irá notar a lama do fermento no fundo do balde. Essa lama não deve ser passada para a panela com a mistura.
Sexto passo: maturação
Essa etapa da produção da cerveja é bastante simples. Você só precisa higienizar o balde que usou na fermentação e colocar a mistura da panela de volta nele. Após isso, é só armazenar o balde na geladeira por cerca de 10 dias.
Último passo: envasamento
Para finalizar a produção da cerveja, vamos para a parte do engarrafamento da bebida. Antes de passar a cerveja para a garrafa, porém, deve-se adicionar uma calda de açúcar feita da mistura fervida de 100 gramas de açúcar, 5 gotas de limão e 100 ml de água.
Espere a mistura esfriar e despeje ela no maturador junto da cerveja, misturando bem. Agora, pode colocar a cerveja nas garrafas e, após aguardar 7 dias, ela estará pronta para ser apreciada.
Deixe um comentário!