Sabe quando a sua cerveja está com um gosto estranho? Quando ela simplesmente não desce direito e não está com a mesma qualidade que você está acostumado a beber? Esse é o estado que recebe o nome de cerveja choca, o que normalmente acontece quando você deixa a cerveja por muito tempo no freezer e ela congela, ao descongelar, você percebe que ela está com esse saborzinho infame.
A temperatura está, de fato, diretamente ligada com a cerveja choca, e existem algumas coisas que você pode evitar fazer para não permitir que ela chegue a esse estado. Para entender melhor o que é a cerveja choca, precisamos relembrar alguns detalhes sobre o método de produção da bebida. Vamos começar?
Um resumo da produção da cerveja
A primeira etapa da produção da cerveja é o processo de mistura, quando os grãos de malte são misturados com água e aquecidos a uma temperatura de 65ºC. Esses grãos são ricos em amido, substância que, durante esse processo, é transformada em açúcar.
A mistura resultante desse primeiro processo fica conhecida como mosto, que é então fervido e misturado com o lúpulo, ingrediente que é responsável pelo sabor amargo da cerveja. Depois disso, começa a etapa da fermentação, que pode durar entre 5 e 10 dias para as cervejas tipo Ale, ou até mais de 10 dias para as cervejas tipo Lager. O processo de fermentação ocorre sempre em uma temperatura entre 10ºC e 21ºC, dependendo do tipo de cerveja sendo produzido. Por fim, a cerveja é então resfriada para finalizar o processo. Mas o que isso tudo tem a ver com a cerveja choca?
Cuidado com a temperatura
Como você pode observar acima, a temperatura é um detalhe muito importante do processo de produção de uma cerveja. O que acontece é que alterar drasticamente a temperatura da bebida em muito pouco tempo, pode causar algumas reações químicas na bebida, que irão alterar algumas das suas propriedades, o que resultará na cerveja com um gosto diferente e desagradável.
A diferença de sabor da cerveja quando sua temperatura é muito repentinamente alterada, então, é um resultado dessas reações químicas. Essas reações podem alterar o teor alcoólico da bebida, assim como a quantidade de açúcar na sua composição e a quantidade de CO2 na embalagem do produto. Isso tudo culmina no sabor desagradável que você sente ao tomar uma cerveja que está choca. Por isso, é fundamental evitar mudanças muito grandes de temperatura.
Cuidado com a luz
Por fim, existe um outro fator que pode deixar a sua cerveja choca, que está um pouco relacionado com a temperatura também. Estamos falando da incidência da luz sobre a sua bebida. O sabor da cerveja é muito sensível a esse fator e, por isso, dependendo do local de armazenamento, a luz pode deixar a cerveja choca.
É por causa da influência da incidência da luz sobre o sabor da bebida que grande parte das produtoras de cerveja optam por envasar os seus produtos em garrafas de vidro marrom escuro, pois esse tom irá proteger a bebida de forma mais eficiente do que as garrafas transparentes ou de vidro verde.
Gostei muito, show de bola!