A Heineken é a cerveja mais internacional do mundo. É uma, se não for a mais, das mais populares cevas entre jovens e todos aqueles que se consideram modernos e descolados. Por ser uma bebida leve, adocicada e de baixo teor alcoólico, o público que alcança é abrangente, pois integra até mesmo aqueles que não são muito resistentes a cervejas tradicionais.
Essa imagem de moderna e descolada da Heineken não surgiu por acaso, pois a própria marca holandesa faz questão de mirar esse tipo de público. É o que se depreende ao analisar suas campanhas de marketing, com comerciais regados de bom humor, inteligência e criatividade.
Em 2016, veiculou uma propaganda em que pregava a inclusão do público feminino em ambientes tradicionalmente masculinos, como os bares.
Também é figura presente em eventos esportivos. Há vários anos é a patrocinadora oficial do principal torneio de futebol do mundo: a UEFA Champions League.
Neste post vamos falar um pouco sobre os produtos e história da Heineken, essa marca tradicionalíssima que marca presença em diversos países e que demorou um tempinho para chegar no Brasil. Por isso, é uma bebida ainda não tão consumida como em outros países, mas sem dúvida a sua popularidade aumenta por aqui ano após ano.
Saiba mais sobre a Heineken conferindo os tópicos abaixo. Prossiga na leitura!
Origem da Heineken
A Heineken é uma marca holandesa e tem uma história mais do que centenária. Ela foi lançada oficialmente em 1873, mas a construção do que viria a ser essa marca com inigualável presença internacional começou bem antes. Foi em 1864, quando o jovem Gerard Adriaan Heineken comprou, na cidade holandesa Amsterdã, a De Hoolberg, até então a maior cervejaria da cidade.
Heineken não queria uma cervejaria que atendesse a massa, mas um mercado específico, para refinados cavalheiros holandeses. Para atrair esse público exigente e cheio da grana, percorreu vários países da Europa para encontrar os melhores ingredientes e tecnologias para fazer a sua cervejaria.
Heineken abriu o seu estabelecimento e conseguiu o que queria ao conquistar a clientela que julgava ideal para a viabilidade de seu comércio.
O ponto de virada
Até 1886 a cervejaria foi competente em desenvolver cervejas de boa qualidade ao gosto dos cavalheiros distintos, mas foi nesse ano que o comércio deu grande salto. Um ex-estudante da escola do cientista Louis Pasteur, Dr. Elion, desenvolveu a versão da cerveja que ainda hoje se mantém presente na fórmula, a Heineken levedura A. As vendas na Europa explodiram e as primeiras filiais começaram a surgir pelo continente.
Os anos seguintes foram só de expansão com a cervejaria entrando em novos países. Em 1933, por exemplo, foi o ano de entrada nos EUA, logo após a Lei Seca, e foi imediatamente alçada ao posto de unanimidade nacional dos norte-americanos tão carentes de bebida de qualidade do tipo.
A marca teve mais dificuldade de acesso no mercado britânico, pois os ingleses não estavam acostumados a cervejas claras como a Pilsen. Isso fez a marca decidir, pela primeira vez, abrir mão de sua fórmula para lançar uma versão mais light especialmente para o mercado britânico.
Mas esse estilo mais leve, que batizou de Lager Premium, obteve muito sucesso junto a uma jogada esperta de marketing, pois foi lançada no mercado com as primeiras garrafas verdes recicláveis. Isso fez com que a Heineken pudesse ser diferenciada das outras cervejas que utilizavam garrafas amarronzadas.
As décadas seguintes foram de crescimento contínuo, com novas fábricas e produtos chegando ao mercado. Veja a seguir alguns números da marca.
Heineken pelo mundo
A cerveja Heineken está presente em mais de 70 países com 165 cervejarias. É uma empresa de mais de 85 mil funcionários e tem um catálogo de mais de 250 marcas.
Desde 2005 é patrocinadora oficial da UEFA Champions League.
Em 2002 criou em Amsterdã o Museu Heineken Experience. O local fornece visitas guiadas, exibições e interações onde os visitantes conferem e participam de todo o processo de fabricação da cerveja. No final, ainda podem degustar a Heineken que ajudou a produzir e ainda têm direito a mais algumas cervejas no bar oficial.
Por falar em bar, a marca holandesa criou nos aeroportos de Hong Kong e Nova York um bar personalizado que oferece ambiente agradável e dois tipos de cerveja: a Heineken Extra Gold e a Premium.
Tipos de cerveja Heineken
Já que entramos no campo “tipos de cerveja Heineken”, o carro chefe da marca é a American Premium Lager. Significa dizer que é uma cerveja do tipo Lager, tem menos teor alcoólico em relação ao outro tipo de cerveja mais comum, a Ale. Na composição desse tipo de cerveja pode-se incluir outros cereais, como o milho e o arroz.
É um dos tipos de cerveja mais consumidos do Brasil.
A American Premium Lager é a marca da Heineken que é mais distribuída globalmente. Mas, sem dúvida, não é a única marca da fabricante.
Como dissemos, a gigante tem mais de 250 produtos em seu catálogo. Abaixo colocamos os produtos comercializados nos EUA:
- Heineken Light. Como o nome já deixa sugerido, é a versão mais leve, com menor teor alcoólico. Tem amargor baixo;
- Heineken Dark Lager. Seu consumo é leve. O “Dark” do nome vem por causa da cor dos maltes escuros. Ao contrário do que a cor pode sugerir, é uma cerveja de sabor adocicado;
- Heineken Extra Cold. É a mais encontrada em aeroportos e arenas esportivas. É leve, tem colarinho cremoso e servida apenas como chope.
No Brasil
Apesar de todo esse sucesso, dessa presença internacional massiva, de mais de 140 anos de estrada, a Heineken aportou no Brasil apenas no final do século XX, comercializada pela FEMSA, quando esta adquiriu a licença de produção e comercialização da marca junto à fabricante holandesa.
A Heineken somente passou a atuar diretamente no mercado brasileiro em 2010 com a compra da mexicana FEMSA. A compra da fabricante de cervejas como Kaiser, Sol e Bavaria foi avaliada em 7,6 bilhões de dólares.
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