Se você já precisou escolher vinho no supermercado, deve ter se deparado com uma infinidade de opções entre tipos de vinho que consumiu um bom tempo das suas compras até encontrar o vinho ideal para a ocasião. Por mais assustadora que seja, essa grande variedade de tipos de vinho se dá pelos diferentes tipos de uva disponíveis na produção de vinho.
Além da variedade nos tipos de uva para vinhos, grande parte delas também podem ser misturadas durante o processo de produção, até mesmo uvas brancas com uvas tintas, o que resulta em todas aquelas opções de vinho que mencionamos no início do texto. Existem tantas castas de uvas de vinho que seria impossível listar todas elas em um único post, mas aqui estão alguns dos principais tipos de uvas para vinhos.
Cabernet Sauvignon
Essas são as principais uvas utilizadas na produção de vinho, sua popularidade é tanta, que lhe garantiu o título de “Rainha das Uvas Tintas”. Essa fama se espalha ao redor do mundo todo, onde é utilizada por praticamente todos os produtores de vinho. Sua abrangência em uso se dá pela facilidade de cultivo dessas uvas, que conseguem sobreviver em qualquer clima que não seja muito extremo.
Devido à essa facilidade no seu cultivo, é comum que vinícolas jovens optem por iniciar seus trabalhos utilizando a cabernet sauvignon. Esse tipo de uva também é de fácil manuseio na hora da produção do vinho, combinando com diferentes ingredientes que podem ser adicionados para dar um sabor ou aroma diferenciado ao vinho.
Pinot Noir
A Pinot Noir é uma casta de uva utilizada na produção de vinhos mais elegantes e com mais personalidade do que a Cabernet Sauvignon. Ela se diferencia por produzir um vinho de aparência mais translúcida e leve. Devido a isso, sua utilização vai muito além da produção de vinho tinto, combinando muito bem com receitas de champagnes e vinhos espumantes também.
Merlot
A Merlot é um tipo de uva que era cultivada, originalmente, na mesma região que a Cabernet Sauvignon e, por isso, passou muito tempo sendo deixada de lado. Mas, com o passar dos anos, ela conquistou grandes admiradores e se tornou uma das principais castas de uvas utilizadas na produção de vinho.
Ela é conhecida pela sua versatilidade, podendo ser colhida ainda jovem, ou somente quando estiver mais madura, de acordo com a preferência do enólogo. Atualmente, a Merlot é responsável por produzir alguns dos vinhos mais famosos de todo o mundo.
Malbec
Sabe aqueles vinhos mais fortes, super encorpados, que chegam a pintar os dentes de roxo? Uma grande parte deles se origina da casta da Malbec, um tipo de uva que possui uma casca mais grossa e, por isso, resiste às mais árduas temperaturas. Os vinhos produzidos com Malbec costumam ser mais intensos, e carregam os aromas e sabores de frutas vermelhas.
Syrah
A Syrah, por fim, é muito popular em países como a França e a Austrália. Ela é conhecida por produzir vinhos mais alcoólicos e apimentados, o que deixa eles mais complexos e mais intensos na hora de experimentar.
Deixe um comentário!