Para quem não entende muito sobre vinho, algumas coisas que fazem parte do dia a dia da bebida podem parecer um pouco confusas no começo. Por exemplo, se você está apenas ingressando nesse universo, pode já ter se deparado com diferentes tipos de taça de vinho e se perguntado por que existem tantos tipos diferentes, e quando você deve utilizar cada um.
Seja você um iniciante ou não, é comum ficarmos em dúvida quanto a que tipo de taça usar em qual ocasião, já que existem tantas. Para acabar com essas dúvidas e transformar você em um grande conhecedor do assunto, aqui estão os diferentes tipos de taça de vinho, e qual a taça certa para cada tipo da bebida.
Para os vinhos tintos
Para entender o tipo de taça certo para os vinhos tintos, é preciso conhecer um pouco sobre esse tipo de vinho. Ao servir o vinho tinto, é necessário que ele tenha algum espaço para respirar, por isso as taças para esse tipo de vinho costumam ter um corpo maior, assim como uma forma mais cheia, para que você possa balançar o vinho na taça antes de consumi-lo.
Com isso, existem dois principais tipos de taça para vinho tinto, e elas recebem os seus nomes em homenagem às regiões da França que se destacam na produção dessa bebida. A seguir, vamos entender melhor cada uma delas.
Bordeaux
Essas taças são perfeitas para consumir vinhos mais encorpados. Elas possuem o corpo mais largo do que a boca, para que o vinho tenha espaço para respirar, mas também para garantir que os seus complexos aromas não se dispersem, evitando que o gosto da bebida seja prejudicado. Os tipos de vinhos que são indicados para serem consumidos nesse tipo de taça são o Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Syrah e Tannat.
Borgonha
Já as taças desse tipo possuem o corpo extremamente largo, em forma de balão, o que faz delas perfeitas para consumir um bom Pinot Noir. Isso, porque o formato dessas taças fazem com que o vinho tenha o primeiro contato com o centro da língua, fazendo com que a acidez desses vinhos seja menos percebida em comparação com as suas outras características, tornando ele mais agradável de se consumir.
Para vinhos brancos
Diferente das taças para vinhos tintos, as taças de vinho branco possuem um corpo mais fino, uma vez que vinhos brancos costumam ser consumidos em uma temperatura menor. Com o corpo mais fino, a taça garante que ocorra um número menor de trocas de calor com o ambiente, e preserve as qualidades da bebida.
Para vinhos rosados
Já os vinhos rosé, possuem uma mistura das características dos vinhos brancos e dos vinhos tintos. Por isso, a sua taça é um pouco menor do que a dos vinhos brancos, mas possui um corpo um pouco maior. Dessa forma, as taças para vinhos rosé conseguem equilibrar a acidez e a doçura desse tipo de vinho.
Taça ISO
Você curte muito um bom vinho e gosta de receber os amigos para tomar a bebida juntos nos finais de semana, precisa mesmo comprar todas essas taças? Se você não quer tanto comprometimento, é claro que não. Na verdade, existe uma taça que serve como um coringa, e consegue abrigar bem todos os tipos de vinho, o nome dela é Taça ISO. Esse tipo de taça foi inventado em 1970, com o corpo mais largo e a boca mais fechada, ela ajuda a preservar os aromas do vinho, aprimorando o seu sabor, e é um bom lugar para começar a sua própria coleção de taças para vinho.
Deixe um comentário!