Em meio a tantos rótulos franceses, italianos, portugueses e espanhóis, muitas vezes os vinhos brasileiros acabam sendo esquecidos por alguns consumidores. Mas essa não é a realidade do cenário mundial. Entre os 100 melhores vinhos do mundo, o Brasil é citado três vezes, com o Aurora Espumante Moscatel, o Aurora Reserva Merlot 2011 e, por fim, o Garibaldi Espumante Moscatel.
Além de estarmos entre os melhores vinhos do mundo, os rótulos brasileiros começaram, há algum tempo, a conquistar o paladar do público nacional, devido ao aumento da procura e do consumo de vinhos no mercado. Agora que sabemos que o Brasil produz alguns dos melhores vinhos do mundo, que tal conhecer algumas das melhores vinícolas do nosso país?
Casa Valduga
A vinícola localizada no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, não precisa de nenhum tipo de apresentação. Com mais de 150 prêmios nacionais e internacionais, e com seus vinhos exportados para 15 países além do Brasil, a Casa Valduga já possui o seu lugar garantido na história da bebida.
Com mais de 130 anos de história, a vinícola foi uma das precursoras do enoturismo no país. Permitindo que os admiradores do vinho tivessem a oportunidade de conhecer os seus vinhedos e ainda degustar os seus variados rótulos disponíveis.
Vinícola Aurora
Essa é a maior vinícola do nosso país, e produz um dos rótulos que compõem o ranking de 100 melhores vinhos do mundo, o Aurora Reserva Merlot. O rótulo se trata de um vinho tinto seco bem encorpado, que já teve a sua qualidade reconhecida em diversos prêmios internacionais.
A Vinícola Aurora é mais uma vinícola gaúcha, localizada em Bento Gonçalves. Ela está aberta desde 1875, onde foi inaugurada por imigrantes italianos e, atualmente, oferece uma espécie de degustação virtual no seu site, onde os consumidores podem conhecer todos os seus rótulos.
Garibaldi Cooperativa
Mais uma vinícola do Rio Grande do Sul, a Garibaldi se diferencia das demais pois tem uma especialidade em vinhos espumantes, e é responsável pelo segundo vinho brasileiro que faz parte da lista de 100 melhores vinhos do mundo, o Garibaldi Espumante Moscatel. A Garibaldi Cooperativa também se destaca pelos seus esforços ambientais, pois oferece diversos vinhos orgânicos. A vinícola está aberta desde 1965, e possui um grande foco no mercado internacional, apresentando um crescimento que ultrapassam a média entre as vinícolas nacionais.
Famiglia Zanlorenzi
Para quebrar o combo de vinícolas gaúchas, vamos finalizar com a Famiglia Zanlorenzi, uma vinícola do Paraná. A vinícola surgiu em 1939, com uma família de descendentes de imigrantes italianos que iniciou uma pequena produção caseira que fez tanto sucesso, que em poucas décadas possibilitou que a família construísse a sua fábrica para produção em larga escala.
Entre os seus rótulos de destaque, podemos mencionar o espumante Lunar Oro Asti, que foi o grande campeão do 11º Concurso Internacional de Vinhos e Licores Vinus de 2014, concurso que reuniu mais de 450 bebidas de 17 países diferentes. Todas essas conquistas fazem com que a Famiglia Zanlorenzi se destaque entre as vinícolas nacionais e se torne uma das melhores brasileiras. E você, ficou afim de experimentar alguns vinhos do Brasil?
Deixe um comentário!