O universo dos vinhos é repleto de regras e técnicas de etiqueta que devem ser seguidas. Devido a isso, muitos iniciantes costumam cometer alguns erros básicos ao começar a consumir a bebida. Se você está apenas ingressando nesse universo, ou irá receber os amigos em casa para uma noite com vinhos pela primeira vez, talvez queira evitar os erros mais comuns cometidos por quem ainda não entende muito sobre vinhos.
- Leia também – Como beber vinho: dicas úteis e práticas
Para garantir que você não faça feio nas suas primeiras experiências com a bebida, vamos ajudar você a conhecer os erros mais cometidos ao tomar vinhos, e o que você deve fazer para evitá-los.
Encher a taça
O principal erro de quem não está acostumado a servir vinho para os seus convidados é encher demais a taça. Lembre-se sempre de que não importa o tamanho da taça, deixá-la muito cheia dificulta a apreciação da bebida, além de a aparência não ficar muito atrativa.
A medida certa é sempre servir a taça a ponto de você poder balançar a bebida dentro dela, para que possa liberar bem seus aromas, assim como deixar bastante espaço para o vinho respirar, de forma que seja mais prazeroso consumi-lo.
Segure a taça do jeito certo
Outro erro bastante comum, cometido por quem não conhece muito a bebida, é segurar a taça pelo bojo ou pelo fundo. A haste nas taças de vinho não está ali para ser bonita, mas sim para você segurar ela. Se você segurar a taça de vinho pelo bojo, o calor da sua mão irá interferir na temperatura da bebida, prejudicando o seu sabor consideravelmente. Por isso, lembre-se de sempre segurar a taça de vinho pela haste.
Tomar sempre o mesmo vinho
Se você costuma receber seus amigos em casa para pequenas festas com muita frequência, evite comprar sempre o mesmo vinho para oferecê-los. Uma das partes mais atrativas dessa bebida, é a infinidade das possibilidades como ela pode ser preparada. Dessa forma, experimentar vinhos de diferentes tipos, produzidos em diferentes regiões e diferentes anos é sempre uma opção mais divertida e refinada do que se apegar a um único rótulo.
Tomar o vinho rápido demais
Tá certo que, às vezes, bebemos vinho só para ficar bêbado, mas um erro muito comum ao tomar vinho é bebê-lo rápido demais, sem dar à bebida o tempo necessário para ela ser bem apreciada ou crescer no paladar. Não podemos nos esquecer de que o vinho é uma bebida complexa, que precisa de tempo e compreensão para ser bem aproveitada. Por isso, ao beber vinho, tome o seu tempo para degustá-lo e estudar o rótulo da garrafa, buscando informações sobre a região de produção, a safra, e assim por diante. Conhecer e estudar melhor o vinho que você está consumindo ajuda a aproveitar ao máximo os sabores e aromas que ele tem para oferecer.
Ficar preso a regras de harmonização
Diferentes vinhos irão harmonizar com diferentes pratos e receitas. Normalmente, quando começamos a servir vinhos em jantares que preparamos, costumamos seguir fielmente as regras clássicas de harmonização de vinhos. Mas, com o tempo, você pode começar a experimentar harmonizações diferentes de acordo com o seu gosto. Esse tipo de prática irá deixar você menos previsível para os seus convidados, e também irá ajudar você a conhecer melhor a bebida que está servindo.
Deixe um comentário!