Tanto a Tequila quanto o mezcal são destilados de origem mexicana que possuem um sabor muito característico e particular de cada um. Ambos possuem, basicamente, a mesma origem, porém, suas histórias de criação são muito diferentes. Acompanhe o artigo e descubra a diferença entre tequila e mezcal! Dessa forma você pode aproveitar e comentar as diferenças interessantes vistas aqui, para seus amigos na roda do bar, em casa, na praia e até mesmo em festas de família.
Diferença entre tequila e mezcal
No México, há uma frase que diz que o mezcal é uma bebida que caiu do céu. Na verdade, essa frase não é nem de perto um elogio. Ela se trata de uma lenda muito disseminada por aquela região e que muitas pessoas dizem que é totalmente verídica.
A Lenda diz que em uma noite com uma tempestade muito forte, um raio acabou atingindo um agave. E, assim, a natureza acabou cozinhando a planta. Inclusive, o agave é o início tanto do mezcal quanto da tequila, ambos são destilados.
Entretanto, o mezcal é produzido com um agave sem muitos aditivos químicos. A tequila, em contrapartida, recebe carboidratos. Inclusive, mesmo que ambos utilizem a mesma planta, a espécie de cada uma delas é diferente.
Para a tequila, é utilizado o agave azul, que possui um sabor e um aroma mais contido. O mezcal é feito a partir da Angustifolia Haw, um agave muito mais adocicado, o que o torna muito mais aromático.
Local de produção
Muitas pessoas dizem que a diferença entre tequila e mezcal é, simplesmente, que a tequila é um mezcal produzido com agave azul. De qualquer forma, ela é produzida em abundância em:
- Mochiacán;
- Guanajuato;
- Nayarit;
- Tamaulipas;
- Jalisco.
Em Jalisco, inclusive, está localizada uma cidade chamada tequila.
Em contrapartida, o mezcal tem sua produção difundida em, aproximadamente, nove regiões diferentes dentro do México. As quais são:
- Durango;
- Guanajuato;
- Guerreiro;
- San Luis Potosí;
- Tamaulipas;
- Zacaretas;
- Michoacán;
- Puebla;
- Oxaca.
Em todas essas cidades, a produção de mezcal é extremamente abundante, beirando mais de 85% em produção.
Forma de produção da tequila
As duas bebidas têm a sua produção a partir do coração da Agave, que é extremamente semelhante a um abacaxi. Esse coração também é conhecido como “pinã”. Assim, em questão de produção, essas são as únicas semelhanças existentes entre o mezcal e a tequila.
A diferença entre tequila e mezcal na produção, começa quando a produção da tequila é a feita do coração do agave inserido em fornos industriais. Isso tem uma grande influência no cheiro e no sabor da bebida.
Dessa forma, a equipe que está produzindo a tequila, enche o forno com o coração da planta que é aquecida com o vapor da água por 42 horas em uma temperatura de 98º, nada mais e nada menos do que isso.
Quando estiver cozida, a planta solta o açúcar que, primeiramente, é recolhido a fim de produzir o mel de agave. Após a sua retirada, é feita a trituração e induzida a fermentação. Nesse momento, o agave transformado em vinho segue diretamente para destilação.
Além disso, somente pode ser chamada de tequila toda a bebida que passou ao menos por duas destilações em panelas preferencialmente de cobre. Além disso, depois da primeira destilação, é possível obter a tequila ordinária, como é conhecida. Após a segunda, é chamada de tequila branca.
Entretanto, antes de ir para a comercialização, um pouco de água é misturada na tequila branca para reduzir o seu teor alcoólico de 60% para 35% a 50%.
Forma de produção do mezcal
Quanto ao mezcal, o mesmo é cozido em buracos abertos diretamente no chão. Esses buracos são revestidos com pedras de lava. Nesse momento, são queimados com a madeira e o carvão e, somente depois disso, são destilados em uma panela de barro.
Assim, nesse momento a planta passa por um processo de torragem que dura, mais ou menos, 5 dias. Depois do seu cozimento, o caule precisa ser cortado em pedaços pequenos e macerados até formar uma espécie de pasta. Para que isso ocorra, geralmente usa-se uma roda de pedra puxada por um animal.
A pasta feita com o caule, é colocada para fermentar por alguns dias dentro de uma barrica. Outrossim, depois do prazo de fermentação, a bebida segue para a destilação, que é feita em alambiques de cobre ou de panelas de barro.
Categorias que limitam a diferença entre tequila e mezcal
Quando o processo de destilação de cada uma das bebidas se dá por encerrado, elas geralmente são colocadas em barris para que envelheçam. Esses barris precisam ser de carvalho. Porém, nesse processo de envelhecimento, elas são separadas por categorias que também há diferença entre as duas bebidas.
As categorias da tequila são:
- Blanco ou Plata, engarrafadas imediatamente ou com idade de 2 meses em barril;
- Joven ou Oro;
- Añejo, envelhecida por aproximadamente um ano;
- Extra Añejo, envelhecida por pelo menos 3 anos;
Quanto ao mezcal:
- Joven, conhecido como branco;
- Raposado, envelhecido dentro de 2 a 11 meses dentro de barris;
- Añejo, envelhecido por 12 meses em barril.
A lenda da tequila
Há uma lenda urbana muito conhecida, principalmente no México, onde dizem que dentro da tequila há um verme. Diz-se que se trata de uma larva derivada de uma traça que se chama Gusano. Como essa lenda é muito antiga, nos anos 40 um destilador famoso diz ter descoberto a veracidade.
Dizia ele que deixar esse verme dentro do seu mezcal alterou completamente o saco. A partir disso, muitas pessoas começaram a acreditar que encontrar os vermes da tequila significava bom presságio e boa sorte. Dessa forma outros, dizem até hoje que a larva presente na bebida é um sinal de potência da mesma.
Como não se sabe a verdade até hoje, muitas empresas fabricantes de mezcal, começaram a vender o produto dizendo que o gosto era melhorado por conta de haver na bebida o verme que derivava da tequila.
Muitos afirmam, também, que esse marketing utilizado, foi um dos responsáveis por plantar tantas dúvidas quando se trata da diferença entre tequila e mezcal. De qualquer forma, ambas as bebidas possuem muitas semelhanças entre si.
Deixe um comentário!