Chapiuski

Como saber se o vinho é bom: 5 dicas infalíveis

Como saber se o vinho é bom
Comprar Bebidas Online
Esse site tem como objetivo divulgar informações, dicas e drinks. Nós não somos uma loja virtual. Caso você queira comprar bebida alcoólica, clique aqui e compre na amazon

Como saber se o vinho é bom

Seja para uma janta mais sofisticada entre os amigos ou para um jantar romântico, você provavelmente já se deparou com a seção de vinhos do supermercado e passou horas e horas olhando para diferentes rótulos e se perguntando qual deles era o melhor. Ao contrário do que pode ter parecido nessa situação, você não precisa ser um especialista em vinhos para escolher o melhor vinho no supermercado, basta saber pelo o que procurar.

O rótulo de uma garrafa de vinho contém todas as informações necessárias para você saber se deve levá-lo para casa ou não. A seguir, vamos lhe mostrar como os rótulos das garrafas de vinho são o guia perfeita para saber se o vinho é bom.

O nome do vinho

Vamos começar pelo óbvio: o próprio nome do vinho. O nome do vinho é a primeira irá coisa que irá chamar a sua atenção no rótulo, e é a principal maneira com que o produtor comunica o produto para o consumidor. Isso não significa que você deve procurar o nome que mais lhe agrada na prateleira, mas sim que, se você reconhece alguns dos nomes, é porque o vinho em questão tem certa reputação, o que é o primeiro passo para ser um vinho bom.

Variedade da uva

Uma das informações importantes que compõem o rótulo é a de que castas de uva foram utilizadas na produção do vinho em questão. Essa informação irá indicar qual o aroma, o sabor e, também, o tipo de vinho que você tem em mãos. Para o vinho tinto, existem 6 principais castas utilizadas na produção: a Cabernet Sauvignon; Pinot Noir; Merlot; Syrah; Grenache e, por fim, Gamay. Apesar de ser assim que nos guiamos por aqui, na Europa é mais comum encontrar produtores que preferem indicar apenas a região em que o vinho foi feito, sendo que regiões específicas costumam utilizar castas de uvas específicas.

Bebidas em Promoção na Amazon
A Amazon é um dos maiores e-commerces do Brasil e você também pode comprar bebida alcoolica por lá. Clique no botão abaixo e Confira as promoções de Vinhos, Cervejas e Destilados.

Região de origem do vinho

A região onde um vinho foi produzido é tão reveladora quanto as castas utilizadas durante o processo. Isso acontece porque é a região de origem que irá indicar o clima e o solo onde a uva foi cultivada para produzir o vinho, dessa forma, quanto mais a região for específica, informando o país, região no país e até mesmo a sub-região, mais fácil ficará para o consumidor compreender o que esperar do vinho antes de comprá-lo.

Ano da safra

Ao contrário do que muitos pensam, nem todo vinho fica melhor se for mais velho. O ano da safra irá indicar quando as uvas que compõem o vinho foram colhidas, e existem alguns vinhos que, quanto mais antigos, mais saborosos serão, enquanto outros não são feitos para envelhecer por muitos anos. Por isso, não se deixe levar sempre pelos vinhos mais velhos que você encontrar. Por fim, existem alguns rótulos que não indicam o ano de safra, o que significa que o vinho em questão foi feito de uvas com diferentes épocas de colheita.

Produtor do vinho

Independente do ano de safra, país de origem e tipo de uva utilizada, o fator que, provavelmente, mais deixa a sua marca no sabor de uma bebida é o seu produtor. Como cada um possui o seu estilo e as suas preferências, são eles que estão por trás das escolhas de todos os itens anteriores. Conhecer os principais produtos de vinho e saber reconhecê-los no rótulo da bebida é decisivo para saber se um vinho é bom.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo