Na sua experiência dentro bares e baladas, seja ela grande ou curta, durante a vida noturna da sua cidade, você provavelmente já ouviu falar da catuaba. A catuaba é uma bebida de origem brasileira, que ganhou certa fama devido aos boatos sobre os seus efeitos afrodisíacos no organismo, o que significa o aumento da libido naqueles que a consomem, assim como um melhor desempenho sexual.
- Leia também – Beber cerveja melhora o sexo: verdade ou mito?
Muito se discute sobre esses efeitos serem verdadeiros ou simplesmente psicológicos, a ponto de que a Unicamp chegou a realizar uma pesquisa com coelhos para comprovar os efeitos da catuaba no organismo dos consumidores. Ficou curioso para saber mais sobre essa bebida? Então vamos conhecer melhor a catuaba.
A origem da catuaba
Poucas pessoas sabem, mas a catuaba é, de fato, uma bebida brasileira, embora não se saiba ao certo quando ela surgiu aqui pelo nosso país. Ela recebe esse nome porque, na sua receita, recebe como ingredientes raízes, folhas e ramos de diferentes plantas que possuem o nome “catuaba” como, por exemplo, a Erythroxylum catuaba.
Apesar de usar como base uma série de plantas, muitos têm como conhecimento que a catuaba é feita como uma variação do vinho, o que também é verdade. Isso porque grande parte das produtoras de catuaba do país utilizam alguma porcentagem de vinho nas suas receitas. Dessa forma, muitas vezes a catuaba que consumimos é feita de uma mistura de extratos de catuaba e guaraná, com álcool e vinho tinto.
As características da catuaba
A característica mais conhecida e comentada da catuaba é o seu efeito afrodisíaco. Apesar disso, não existem grandes provas que relacionem o aumento da libido com o consumo de catuaba, como prova disso, as marcas da bebida não podem utilizar os efeitos afrodisíacos para fazer propaganda dos seus produtos, por exemplo.
Apesar disso, muitas pessoas que consomem drinks com catuaba defendem fortemente ter notado esses efeitos já no primeiro copo. O que não se sabe, é claro, é se esses efeitos são reais, ou simplesmente psicológicos, devido à fama que a catuaba leva como afrodisíaco.
Um dos estudos que pode comprovar esses efeitos foi realizado pelo Instituto de Sexologia de Paris, lá nos anos 1980. Ele foi realizado com a marapuama, um dos ingredientes da catuaba, onde ela foi consumida pelos pacientes que se submeteram ao estudo. Com o consumo constante, ao longo de 10 dias, o estudo observou a melhora do apetite sexual de 60% dos pacientes envolvidos.
Os efeitos afrodisíacos, porém, não são as únicas ações da catuaba no nosso organismo. Na verdade, indústrias farmacêuticas dos Estados Unidos e da Europa chegam a classificar a catuaba como um poderoso antibacteriano. Quem sabe a bebida não tenha efeitos medicinais também?
Drinks com catuaba
É normal que as pessoas costumem tomar catuaba pura, mas a bebida pode ser um ingrediente para preparar drinks deliciosos. Que tal experimentar alguns?
Catu Tônica
O gin tônica é um sucesso mundial indiscutível, mas você já pensou em experimentar um versão desse drink com catuaba? É bem fácil de preparar: para cada três doses de catuaba, você deve misturar uma dose de água tônica. Para servir, pode misturar com frutas cítricas e dar um sabor diferenciado ao seu drink.
Caipirinha Selvagem
Outro drink que ganhou uma versão especial com a catuaba foi a caipirinha. Pra preparar, basta amassar rodelas bem finas de 2 limões junto de açúcar e, quando terminar, completar o drink com gelo e caipirinha. Experimente!
Deixe um comentário!