Se você já assistiu aos filmes do James Bond, com certeza já ouviu falar do drink que ensinaremos hoje. Na verdade, mesmo se você não é familiar com os filmes do espião, provavelmente conhece a bebida mesmo assim. O Dry Martini não é estranho para ninguém, pois é facilmente uma das bebidas mais famosas do mundo, recebendo homenagens não só no cinema, mas também na literatura por diversos autores, entre eles o famoso Ernest Hemingway.
Apesar de 007 preferir uma variação do Dry Martini feita com vodka, os filmes do agente secreto mais conhecido no mundo somente ajudaram a aumentar a popularização da bebida. Hoje, vamos aprender como preparar o Dry Martini, assim como algumas das suas variações.
A história do Dry Martini
Antes de partirmos para as receitas, que tal um pouco de contexto histórico para você poder impressionar os seus convidados enquanto preparar o drink para eles? A fama do Dry Martini não surgiu da noite para o dia, na verdade, a bebida é um dos drinks mais antigos que conhecemos. Sua história começa lá em 1910, no famoso Hotel Knickerbocker dos Estados Unidos.
Reza a lenda que o grande empresário americano chamado John Rockefeller estava ficando no hotel por alguns dias, e o barman do estabelecimento estava bem determinado em impressioná-lo. O nome do barman não era nada menos do que John Martini e, obviamente, é daí que vem o famoso nome da bebida também.
Apesar de toda essa história, há quem diga que essa não é a origem do Dry Martini. Apesar de ser uma história menos popular do que a anterior, ainda conta-se que o Dry Martini é uma variação do Martini Rosso, um drink italiano de 1863, inventado por um homem chamado Alessandro Martini. Seja qual for a história verdadeira, não dá para negar que o Dry Martini se popularizou muito desde então.
Quando consumir o Dry Martini?
Apesar de ser uma boa pedida em festas de coquetel ou momentos mais refinados entre amigos, o Dry Martini não é, tradicionalmente, uma bebida para se consumir em comunidade. Na verdade, devido ao seu sabor mais seco, ele muitas vezes é visto como uma bebida para momentos mais introspectivos e solitários. É por esse motivo que, historicamente, o Dry Martini é uma bebida apreciada por tantos escritores famosos, pois muitos apreciavam a bebida em suas noites solitárias e de reflexão enquanto trabalhavam nos seus livros.
Receitas de Dry Martini
Sem mais delongas, vamos para o que interessa: como preparar o Dry Martini e algumas das suas variações. Vamos falar sobre a bebida original, assim como duas das suas variações, o Dry Dry Martini e o Vodka Martini, o drink predileto do espião 007. Vamos começar pelos ingredientes de cada receita.
Dry Martini Clássico:
- 60 ml de London Dry Gin
- 60 ml de Vermute Seco
Dry Dry Martini:
- 110 ml de London Dry Gin
- 10 ml de Vermute Seco
Vodka Martini:
- 60 ml de Vodka
- – 60 ml de Vermute Seco
Modo de preparo
O preparo das bebidas é o mesmo e bastante simples. Para começar, antes de misturar os ingredientes, você deve deixar a taça em que irá servir o Dry Martini no freezer por cerca de 20 minutos, prefira uma taça de haste bastante fina para isso. Assim como a taça, as bebidas utilizadas também devem estar geladas, tudo isso para evitar o uso de gelo para não estragar o sabor do Dry Martini.
Para preparar o Dry Martini você só precisará misturar as medidas estabelecidas em um mixing glass, evitando utilizar um shaker para batê-las. Mergulhar uma azeitona ou cereja para decorar é opcional, mas muito comumente utilizado. Em alguns lugares, também, é comum pingar três gotas de limão para complementar o sabor do Dry Martini.
Deixe um comentário!