Fogueira, bandeirinhas coloridas e muita comida típica e gostosa! Estas são algumas das características que fazem das festas juninas um dos períodos mais esperados do ano, principalmente para a galera que não perde um ‘comes e bebes’.
Mas, como não é só de comilança que vive o homem, a boa notícia para os cachaceiros de plantão é que a tradicional festividade de São João também é recheada de bebidas típicas para quem gosta de curtir o arraiá com tudo o que tem direito.
O Quentão, que você vai aprender a fazer nesse post, é uma delas. Trata-se de uma bebida quente que costuma ser servida em festas juninas para esquentar os dias mais frios do inverno, período do ano em que as comemorações acontecem.
A receita é bem simples e fácil e leva ingredientes super baratos no seu preparo. Além de delicioso, a bebida caipira também pode ser apreciada não só nas festas juninas, como também em qualquer fim de tarde mais friozinho! Anote aí a receita!
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de cachaça;
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar;
- 2 xícaras (chá) de água;
- 1 colher (sopa) de gengibre ralado;
- Casca de 1 limão;
- Casca de 1 laranja;
- 2 canelas em rama;
- 2 mini-maçãs (opcional);
- 5 cravos-da-índia.
Como fazer:
O primeiro passo para fazer o seu Quentão é colocar em uma panela funda o açúcar, o cravo, a canela, as cascas de laranja e limão e o gengibre ralado e levá-los para cozinhar em fogo médio até que o açúcar derreta por completo, formando um caramelo dourado.
Vá mexendo a mistura de vez em quando para evitar que queime. Em seguida, desligue o fogo e comece a regar a água aos poucos, misturando delicadamente. Se a panela estiver muito quente, é preciso tomar cuidado, pois a mistura pode borbulhar e espirrar em você.
Feito isso, volte a panela ao fogo médio e acrescente a cachaça. Espere até começar a ferver e, quando isso acontecer, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 25 minutos, aproximadamente. Enquanto isso, lave, seque e corte as maçãs em quatro metades, descartando as sementes e o cabinho.
Depois, corte cada uma dessas quatro metades em fatias finas e disponha-as nos copos onde o Quentão será servido. Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o Quentão nos respectivos copos, de preferência, ainda bem quente.
Dicas importantes
- Escolha uma cachaça de qualidade para o seu Quentão para não se arrepender no dia seguinte. Uma cachaça de boa origem, de alambique, mais envelhecida, pode fazer a diferença e torná-lo um drinque memorável de festa junina para os seus convidados.
- Tente acertar na proporção de água e cachaça, que deve ser igualada para não derrubar os convidados já no primeiro gole. Para cada meio litro de cachaça, por exemplo, coloque meio litro de água. Assim, a bebida não ficará tão forte a ponto de ninguém conseguir tomá-la.
História do drink
Ainda não se sabe ao certo quando e onde surgiu o Quentão, mas dizem por aí que a bebida passou a ser utilizada pela população rural do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais para esquentar o corpo, que teve a ideia de misturar pinga com gengibre e outras especiarias com efeito termogênico e ferver para beber e conseguir aguentar o frio severo do inverno, resultando no drink que nós conhecemos e tanto apreciamos nos dias de hoje.
Deixe um comentário!