Mesmo que, ainda, com pouca popularidade no Brasil, o Pisco chama muito atenção das pessoas mais adeptas às bebidas diferenciadas e raras. De origem estrangeira, a bebida tem grandes possibilidades de agradar o paladar, até mesmo, de pessoas exigentes. Para saber o que é Pisco, acompanhe o artigo!
O que é Pisco?
Antes de saber exatamente o que é Pisco, é bem importante saber que ele é muito semelhante à caipirinha brasileira, mas não é cachaça. É, na verdade, uma bebida muito famosa no Peru, considerada nobre e com requintes para ser produzida.
A fim de manter o requinte, a bebida não contém água na composição, assim como as outras. Na verdade, quem decide produzir essa bebida precisa ser dotado de alto perfeccionismo para que ela atinja o teor alcoólico original, que é de 38% a 48%.
O Pisco tem uma forte relação com a uva, já que é produzido a partir de vinhos como Moscatel, Itália, Uvina e Quebranta. A diferença é que essa bebida depende da destilação do vinho, mas não da fermentação da casca da fruta e nem do bagaço.
Além disso, a sua história deu início quando o Rei da Espanha no ano de 1615, proibiu o Peru de continuar com a produção de vinhos. Essa atitude foi tomada para que os Espanhóis não tivessem concorrência da colônia Peruana.
A partir do momento que proibição chegou até os Peruanos, a população já estava com o parreiral cheio e não tinha o que fazer com tanta uva. Foi a partir dos Jesuítas que estavam instalados na região de Inca, tiveram a ideia de utilizar o mosto da uva para dar origem ao Pisco.
Tipos de Pisco
Ao começar a estudar sobre o que é o Pisco, é compreensível sentir um pouco de confusão, já que com a história da Uva, muitas pessoas acham que ele é derivado da própria. Além disso, o Pisco possui mais de um tipo e todos eles são bem distintos entre si:
- Pisco Puro;
- O Pisco Aromático;
- Pisco Mosto Verde;
- Pisto Acholado;
- Pisco Sour.
Para o Pisco Puro é feito de uma forma que não há o aroma da uva na composição e nem mesmo as uvas aromáticas, o que o deixa mais forte, seguindo o gosto tradicional. Quanto ao Pisco Aromático, como o nome já diz, ele é feito de somente um tipo de uva aromática.
Por fim, o Pisco Suor (que se pronuncia Sauer) é o método mais fácil de e básico para quem tem a curiosidade de experimentar a bebida. Ele não é feito de forma totalmente profissional, mas leva ingredientes que podem se assemelhar ao Pisco servido oficialmente no Peru.
Em contrapartida, o Pisco Acholado mistura as características do Pisco Puro e do Pisco Aromático, pois mistura as uvas não aromáticas e uvas aromáticas. O Mosto Verde é produzido quando a uva está distante de amadurecer.
É importante frisar, caso alguém queira arriscar a produzir o Pisco, que ele não descansa nos tonéis de madeira como outras bebidas. Em suma, a intenção é que a bebida chegue até o consumidor da forma mais original e pura possível, tanto na cor quanto no sabor.
Receita do Pisco
Após entender o que é o Pisco, de onde e como surgiu, é possível fazer em casa a receita mais simples, o Pisco Sour:
- 150 ml de Aguardente;
- 50 ml de suco de limão;
- Açúcar a gosto;
- Gelo;
- 1 Clara de ovo.
Pegue a quantidade de Aguardente e bata junto com o suco extraído do limão. Em seguida, adicione o açúcar, os cubos de gelo e bata novamente. Por último, basta acrescentar a clara do ovo, que é o que dá o efeito espumado e saboroso à bebida.
Chilenos x peruanos
Entre os chilenos e peruanos, há uma briga que se estende há muito tempo e é em relação ao Pisco. O motivo da briga é que ambos, tanto Chile quanto Peru, querem a autoria da receita. Os Peruanos usam como argumento o fato de que o nome da bebida possui o mesmo nome da cidade Pisco.
Em contrapartida, no Chile, há até um dia para comemorar o Pisco. Essa comemoração é feita sempre dia 15 de Maio e, durante esse evento, eles afirmam veementemente que é criação Chilena. No Peru, ele é celebrado sempre no primeiro sábado de Fevereiro.
Inclusive, é recomendado ter cuidado na hora de tentar decidir se o Pisco é Peruano ou Chinelo, afinal, eles levam muito a sério essa questão e podem se sentir profundamente ofendidos dependendo da decisão que o cliente tiver.
Como consumir?
Mesmo que o consumo seja liberado para ser feito da forma que a pessoa quiser, é muito utilizado para dar início às refeições. Em todos os restaurantes, tanto no Chile quanto no Peru, é possível encontrar a bebida disponível nos cardápios.
Assim, cessar um pouco a briga que ocorre entre chilenos e peruanos, é disponibilizada duas versões da bebida: a chilena e a peruana. A partir disso, é possível que o cliente escolha qual quer experimentar e decida qual a melhor.
Caso esteja no Chile ou Peru e decida consumir a bebida fora das refeições, é possível encontrá-la em qualquer supermercado e ainda com diversos sabores, como o sabor de Manga, por exemplo. Para ser menos enjoativo por conta do ovo, já que muitas pessoas são sensíveis ao sabor, deve ser servido muito gelado, quase a ponto de congelar.
Apesar disso, a dica é consumir ele feito em casa, já que ele será feito e consumido na hora, ou seja, produto novo. Quem provou a bebida, afirma que é muito melhor degustar quando feita na hora, do que as bebidas encontradas em supermercados ou restaurantes.
De qualquer forma, saber o que é Pisco é uma ótima forma de se sentir mais familiarizado ou preparado na hora de visitar o Peru ou até mesmo o Chile, ja que o produto é culturalmente muito famoso e comercialmente muito vendido no país. Além disso, é uma ótima forma de surpreender os amigos e a família com algo bem diferente e extremamente saboroso.
Deixe um comentário!