O vinho é uma das bebida mais populares através da História. Durante todo esse tempo de fama, ele adquiriu uma infinidade de admiradores, o que é comprovado pela variedade de especialistas e profissionais que trabalham com a bebida. Quando falamos de especialistas em vinho, existem três palavras que surgem na nossa mente, o sommelier, o enólogo e o enófilo.
- Leia também – Como beber vinho: dicas úteis e práticas
Apesar de muitas vezes serem confundidas entre si, essas três denominações são bastante diferentes, e cada uma dessas pessoas exercem uma função diferente quanto à produção e ao consumo do vinho. Mas então, qual é a diferença entre o sommelier, o enólogo e o enófilo? Isso é exatamente o que vamos descobrir a seguir.
Enólogo
Vamos começar, então, pelo enólogo. Esse é o profissional com maior envolvimento na produção do vinho entre os três citados nesse post. É o enólogo quem acompanha todo o processo de produção do vinho e decide cada detalhe durante todo o seu decorrer. Sua participação começa na análise do solo e do clima onde será feito o plantio das uvas, até a sua colheita, técnicas de fermentação, envelhecimento e até mesmo o momento ideal para a bebida ir para o mercado. Por ser o grande responsável por trás do vinho, o enólogo, muitas vezes, acaba sendo, também, encarregado pelo departamento de marketing da bebida, atuando diretamente na sua venda e comercialização.
Como existem poucas universidades que oferecem cursos de bacharelado em enologia, o enólogo costuma ser formado em agronomia e, posteriormente, realiza algum tipo de curso de especialização específico da área. Em cursos de enologia, é comum que o estudante aprenda noções básicas de matérias como microbiologia, climatologia e botânica, assim como matérias mais direcionadas como práticas de vinificação, marketing voltado para vinhos e, também, disciplinas voltadas à análise sensorial.
Sommelier
O sommelier é o profissional que não participa do processo de produção do vinho, mas ele é um grande especialista na bebida. Entendo muito bem do seu desenvolvimento, do seu sabor, e todos os fatores que influenciam nele. O sommelier usa todo o seu conhecimento sobre o vinho e demais bebidas alcoólicas para auxiliar bares e restaurantes a montar a sua carta de bebidas, assim como para verificar a qualidade dos produtos do mercado, e treinar a equipe de vendas e garçons do restaurante a instruir os consumidores a escolher a bebida mais adequada para o seu gosto, ou para acompanhar o prato que eles pediram.
A profissão de sommelier vem da França, do século XVII, onde, originalmente, o sommelier era encarregado de transportar as bebidas e, então, prová-las para verificar se não haviam sido envenenadas durante o caminho. Com a evolução da profissão e da sociedade, o sommelier se tornou responsável somente por verificar a qualidade do vinho.
Você pode muito bem entender de vinho e ser apaixonado pela bebida, mas infelizmente isso não será o suficiente para lhe transformar em um sommelier. Para seguir carreira, é preciso ter formação em gastronomia e realizar alguns cursos especializados na área.
Enófilo
Se você é um grande apaixonado por vinho, e tem algum interesse na sua degustação ou história e processos de produção, então fico feliz em lhe dizer que você é um enófilo. Para ser um enófilo não é necessário nenhum tipo de estudo ou especialização na bebida, você só precisa conhecer e gostar de apreciar um bom vinho.
Deixe um comentário!