Você provavelmente já ouviu falar na decantação de vinho, que deve ser realizada com as bebidas mais maduras devido à formação de borras dentro da garrafa pelo longo tempo de armazenamento. Mas isso não significa que os vinhos mais jovens não precisem passar por um processo semelhante.
Aerar o vinho é um processo que deve ser realizado com qualquer vinho que tenha mais de três anos de idade e, apesar de ser bem semelhante com o processo de decantação, ele tem finalidades bastante diferentes. O vinho não aerado continuará tendo um ótimo sabor, mas se você quiser maximizar a sua experiência com a bebida e sentir somente o melhor do seu sabor, então é uma boa ideia aprender como aerar o vinho.
Qual a função de aerar o vinho?
Ao abrir a garrafa de um vinho que possui pelo menos três anos de idade, você poderá se deparar com algumas características que não pertencem, originalmente, à bebida que você tem em mãos. Como principal exemplo, podemos citar os aromas de redução, que se tornam mais presentes conforme maior for a idade do vinho.
Os aromas de redução se formam devido ao fato de que, preso dentro da garrafa, o vinho tem um contato mínimo com o oxigênio, de forma que possa manter suas características originais. Apesar disso, os aromas de redução se formam, e eles podem ser um tanto desagradáveis para o consumidor, que muitas vezes acredita que eles são um defeito ou problema com o vinho, enquanto são apenas um resultado do seu longo tempo de armazenamento na garrafa. Devido a isso, torna-se necessário realizar a aeração do vinho, para que esses aromas possam ser liberados e o vinho volte a possuir somente as suas características originais.
Como aerar o vinho?
O motivo para os processos de decantação e aeração de vinhos serem frequentemente confundidos é porque eles são muito parecidos entre si. Para começar, ambos envolvem a utilização de um decanter, por exemplo.
Enquanto o processo de decantação procura eliminar as borras formadas dentro da garrafa de vinho durante os muitos anos de armazenamento, o processo de aerar o vinho somente elimina odores indesejáveis que o vinho adquire por ficar muito tempo sem entrar em contato com o oxigênio.
Para aerar um vinho, você precisa somente de um decanter. Tudo o que precisa ser feito é servir o vinho dentro do decanter e deixá-lo respirando por cerca de 30 a 60 minutos antes de servir as taças dos seus convidados.
Quais as vantagens de aerar o vinho?
Existem dois grandes motivos para realizar a aeração de um vinho antes de consumi-lo. A primeira, como já falamos exaustivamente, é eliminar os aromas de redução, livrando o vinho dos aromas indesejáveis que se formam dentro da garrafa ao longo dos anos de armazenamento.
O segundo grande motivo também está relacionado com a sua experiência ao bebê-lo. Ele se dá pelo fato de que, ao aerar o vinho, os seus aromas estarão mais livres, de forma que você possa senti-los de forma mais intensa quando for degustar a bebida. Assim, fica mais fácil ter a experiência completa que fora planejada pelo enólogo durante a produção do vinho que você tem em mãos.
Deixe um comentário!