Qualquer jantar e reunião com os amigos fica mais saborosa e mais sofisticada quando acompanhada de um bom vinho tinto. A medida que as temperaturas vão caindo e as estações mais geladas do ano chegam, esse tipo de programa fica cada vez mais agradável, mas, escolher o vinho certo para a ocasião pode ser um pequeno desafio para os mais desavisados.
- Leia também – Como beber vinho: dicas úteis e práticas
A verdade é que saber combinar o vinho tinto com o prato sendo servido é uma tarefa muito importante, pois qualquer descuido pode arruinar o sabor do vinho e deixar o jantar desagradável para os seus convidados. É por isso que é preciso saber escolher quais pratos combinam melhor com vinho tinto e não errar na hora de servir os seus convidados. Para a sua sorte, nós estamos aqui para dar uma mão.
O que NÃO servir com vinho tinto
Apesar de o vinho tinto ser uma ótima escolha para harmonizar com diversos tipos de refeições, existem aqueles pratos que simplesmente não caem bem com a bebida. O principal exemplo disso são as receitas preparadas com temperos muito fortes, como o curry, pois os sabores não concordam um com o outro, o que cria uma experiência desagradável para o paladar.
Outro ponto de discussão entre especialistas referente a se o vinho deve ou não ser utilizado, é no momento em que se está servindo comida japonesa como o sushi. Devido ao peixe servido cru, assim como os temperos mais fortes como o shoyu e o wasabi, é igualmente difícil encontrar um vinho tinto que caia bem com a ocasião. É por isso que, para essas refeições, a preferência vai sempre para um vinho branco mais ácido e leve, pois ele costuma harmonizar melhor com o peixe servido cru. Mas isso não significa que o vinho tinto não caia bem com comida japonesa. No caso dos pratos quentes, como um bom yakisoba, um vinho tinto com o sabor mais simples, como um bom Pinot Noir, pode ser uma ótima pedida.
Carnes que combinam com vinho tinto
Quando estamos falando de carnes, o vinho tinto costuma combinar melhor com as opções mais fortes e pesadas, em especial com as carnes vermelhas. No caso de servir esse tipo de carne, ela é muito bem acompanhada por um vinho tinto mais encorpado.
Se você for servir carnes brancas, saibas que elas tendem a harmonizar melhor com um vinho branco, mas você pode prepará-las de forma que fiquem bem com um vinho tinto. Uma boa maneira de fazer carnes brancas combinarem com vinho tinto é prepará-las com um molho mais forte. Assim, opte por um vinho tinto mais maduro, que tenha pelo menos 10 anos de envelhecimento.
Harmonizando vinho tinto com massas
A dica para as massas é bem semelhante com a das carnes. O vinho tinto costuma harmonizar melhor com as massas servidas com molhos vermelho ou condimentado. A escolha certa para esse prato é um vinho tinto mais ácido, preferencialmente maduro. Se você deseja servir o vinho com uma massa de molho branco, então escolha por um vinho tinto mais jovem, para o seu sabor não se diferenciar tanto do prato.
Deixe um comentário!