Chapiuski

Como envelhecer cachaça em casa

Mais cedo ou mais tarde, todo apaixonado por cachaça começa a considerar a ideia de envelhecer a sua própria cachaça em casa. Apesar de a ideia ser bastante convidativa e interessante, pode parecer um pouco intimidadora no começo, pois muitas vezes não sabemos por onde começar. Outro desafio é não saber exatamente se iremos acertar todas as tecnicalidades do processo, ou até mesmo se teremos a paciência para manter um hobbie a tão longo prazo, mas acredite, todo o esforço irá valer a pena no final.

Apesar de parecer um pouco intimidador, envelhecer cachaça em casa é uma tarefa bastante simples, basta saber escolher o seu barril e ter paciência. Para você não se perder nas suas primeiras tentativas, aqui estão alguns passos simples para você seguir se estiver interessado em envelhecer a sua cachaça em casa.

Comece pelo barril

O primeiro passo para começar a envelhecer a sua própria cachaça em casa é, obviamente, comprar um barril para fazer isso. Achar um barril para vender é muito fácil, o problema é encontrar um barril de confiança para envelhecer a sua cachaça em casa. A principal dica aqui é comprar de algum estabelecimento confiável, nada de lojinhas de beira de estrada, onde o vendedor pode lhe fornecer a nota fiscal.

Água ao invés de cachaça

Depois que você comprar o seu barril, não pense que já pode ir enchendo ele de cachaça e deixando ela envelhecer. Nada disso, antes de tudo, você deve encher o seu barril com água e deixá-lo parado por um período de 2 dias. Deixar o seu barril cheio de água por esse período irá fazer com que ele se expanda e, assim, vedar as suas emendas, impedindo que a cachaça vaze durante o seu envelhecimento. Se você notar algum vazamento d’água durante esse período, então assim que os 2 dias terminarem, esvazie o barril e encha ele d’água novamente, esperando mais 2 dias para garantir que nada corra errado quando for envelhecer a sua cachaça.

A sua primeira cachaça

Eu sei que a essa altura você já vai estar ansioso para começar a prática de envelhecer a sua própria cachaça, mas sinto lhe informar que você vai precisar esperar mais um pouco. Antes de você envelhecer uma cachaça pra valer, o barril precisa se acostumar com a cachaça. O que isso quer dizer? Bem, a primeira cachaça que você envelhecer no seu barril vai sofrer uma influência muito forte da madeira, e por isso seu gosto não será agradável. Portanto, primeiro compre uma cachaça bem baratinha e deixe ela no barril por cerca de 20 dias, só depois ele estará pronto para começar de verdade.

Esse passo, apesar de fundamental, só é necessário se o seu barril for feito de uma madeira nova. Grande parte dos barris que encontramos por aí é feita de carvalho reaproveitado, nos quais a madeira já é antiga e não soltará um sabor tão forte sobre a bebida, tornando esse passo desnecessário.

Por quanto tempo devo envelhecer a cachaça?

A principal dúvida de quem está apenas começando a envelhecer a sua própria cachaça em casa, é sobre quanto tempo esse processo deve durar. O importante aqui é lembrar que o processo que fazemos em casa não é profissional, então não esquente em querer envelhecer a sua cachaça por 2 ou 3 anos. Como aqui a escala é muito menor, e apenas para uso recreativo, um período de 6 meses de envelhecimento já irá agregar muito ao sabor da sua cachaça!

Sem pintar ou envernizar o barril

Algumas pessoas se empolgam e decidem adicionar um pouco de charme ao seu barril, mas não se engane! Pintar ou envernizar o barril irá prejudicar seriamente o sabor da cachaça. Para que a madeira passe somente os seus traços mais puros à bebida, é importante que ela permaneça em um estado completamente natural.

Onde deixar o barril

Esse também é um passo fundamental no processo de envelhecer cachaça em casa: saber onde armazenar o seu barril enquanto a cachaça é envelhecida. O importante é mantê-lo longe da luz e especialmente do sol. Deixar o seu barril em um ambiente arejado e que não sofra grandes alterações de temperatura ao longo do dia, é garantia de que a sua cachaça vai ficar uma delícia quando os 6 meses de envelhecimento acabarem!

Quer aprender mais sobre cachaça? Clique aqui e veja todos os nossos artigos sobre o tema!

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo