No Brasil, ela já é um sinônimo de qualidade na elaboração de drinques e coquetéis como a caipiroska. Afinal, a marca de vodka Smirnoff é simplesmente a mais premiada em todo o mundo.
Além de suprir com sabor e qualidade o drinque que é marca registrada pelos brasileiros, ela traz a tradição familiar com origens do outro lado do mundo. Ou seja, a bebida tradicional russa alia suas características únicas a ingredientes regionais.
Até porque, ao fazer uma caipiroska, nem todas precisam ser iguais. Entretanto, uma Smirnoff ainda serve para o preparo de cocktails do jeito que você quiser, mesmo que um segredo ou outro possam ser misturados. Certamente, esse tema será interessante e útil para quem vive dos dois lados do balcão.
A origem do fascínio pela vodka
Consumidores de bebidas como vinho, cachaça e cerveja podem andar perguntando um motivo para tomar uma Smirnoff pura. Afinal, acham a bebida amarga ou que não tem sabor e gosto. Isso até cientistas dos Estados Unidos desvendarem alguns mistérios e curiosidades sobre a vodka.
A princípio, foram descobertas funções em químicos da bebida que nunca foram analisados a fundo. Sobretudo o efeito de sedução que traz aos apreciadores. Na prática, a descoberta é simples ao analisar a vodka como um composto de quase metade de água e outra metade de etanol.
Mesmo com uma proporção que remonta ao ano de 1698, depois de destilada, a união de etanol e água pode gerar um terceiro composto. Como resultado, surgem moléculas de água ao redor dos grupos de moléculas de etanol. Assim, essa fusão de três compostos, mas duas origens, daria a característica marcante da vodka.
Além do mais, isso ajuda a diferenciar a produção e origem de cada fabricante. No caso da Smirnoff, a pesquisa revela a alta qualidade dessa marca das bebidas que mais se aproximam do melhor equilíbrio entre os compostos.
Enfim, ao acertarem a medida ideal de cada componente, o produto final garante mais qualidade. Ao contrário, essa falta de harmonia resulta em bebidas aguadas ou fortes demais.
A origem da vodka
Com origem genuinamente russa, toda boa vodka precisa ser transparente e clara. Aliás, nos salões do Czar Alexandre III, ela sempre fora presença constante nos momentos de prazer e alegria.
Em relação às demais monarquias europeias, o culto à bebida logo virou prática.
A origem da marca Smirnoff
O russo Piotr Smirnov fundou a primeira destilaria da bebida ainda na década de 1860, em Moscovo, com o nome de PA Smirnoff. Apesar de sua morte no ano de 1898, Vladimir Smirnov herdou a companhia.
Como resultado, a produção chegava a bater a casa dos quase quatro milhões de engradados ao ano. Entretanto, sua destilaria foi confiscada durante a chamada Revolução de Outubro.
Com a família exilada, Vladimir conseguiu se estabelecer na cidade de Istambul no ano de 1920. Assim sendo, cerca de quatro anos depois ele foi para a Ucrânia, onde já deu início às vendas com a vodka sendo batizada com o sotaque francês de “Smirnoff”.
Por consequência, essa nova marca tornou o produto um sucesso, caindo no gosto popular e já ganhando fama mundial. Com isso, ao final da década de 1930 sua exportação era direcionada para quase toda a Europa.
Evolução e expansão da marca de vodka Smirnoff
Com a moda da bebida se espalhando mundo afora, o químico Andrev Albanov se uniu à destilaria para criar, até então, uma das melhores vodkas do mundo. Com isso, foram reformulados os métodos de produção para aperfeiçoar a vodka Smirnoff, como um carvão com alto potencial de filtragem.
Em suma, essa substância foi empregada exclusivamente para deixar a vodka ainda mais transparente, assim como garantir um sabor marcante e macio e sua ótima qualidade. Entretanto, ele ainda introduziu outra inovação: uma destilação contínua para remover qualquer impureza presente no processo de destilação da bebida.
Claro que avanços como esses na linha de produção fizeram o paladar da Smirnoff se tornar único entre demais concorrentes. Como resultado, ela sempre era muito bem recebida pela aristocracia, garantindo à destilaria a nomeação honrosa para ser a bebida oficial da Corte.
Atualmente, com uma produção realizada por cerca de vinte países, a Smirnoff ajudou no surgimento de drinques como os cocktails criados por profissionais com o barman. Além, claro, de investir em publicidade e marketing para reforçar sua presença internacionalmente.
Hoje em dia, ela é marca registrada pura ou com refrigerantes e sucos coloridos, no calor ou frio, de encontros de amigos a baladas. Assim, nascida na Rússia, a vodka Smirnoff é uma bebida presente no mundo inteiro e consumida por muitos.
A denominação de cada rótulo de Smirnoff
Ao entrar num supermercado ou olhar o cardápio de um barzinho ou restaurante, você pode saborear as décadas de aprimoramento da bebida. Entretanto, com seu extenso portfólio, você pode ficar em dúvida em relação a cada produto da marca Smirnoff.
Assim sendo, vamos ajudar você a identificar cada rótulo e suas colorações criadas para atender qualquer demanda e ocasião.
Para isso, confira abaixo como exigir a Smirnoff ideal para você:
- Vodka Smirnoff clássica, de rótulo vermelho;
- Black, de rótulo preto;
- Silver, de rótulo prateado;
- Ice Black, de rótulo preto;
- Blue, de rótulo azul;
- Ice, de rótulo vermelho.
A Smirnoff no Brasil
A marca chegou de forma oficial ao Brasil apenas no ano de 1974. Contudo, foi na década de 1990 que a marca criou uma campanha famosa para a linha “Pure Surprise”, ressaltando toda a fantasia que envolvia a transparência tanto da garrafa quanto do líquido.
Com o passar dos anos, a marca ainda investiu na produção e venda de bebidas gaseificadas, mas à base da vodka clássica. Um grande fenômeno de vendas e exemplo de sucesso, temos a Smirnoff Ice.
Como resultado, esse produto ganhou o posto de bebida ready to drink (pronta para beber) mais consumida internacionalmente. Assim, no ano de 2005, ela conquistou o marco de ser a vodka mais consumida e vendida no mundo, superando até mesmo marcas como o rum Bacardi.
Mesmo assim, ela também lançou a bebida tradicional em embalagens comemorativas, onde a diferenciação acabou virando tradição e uma poderosa estratégia de marketing. A partir de então, a marca começou a acompanhar seus consumidores nas ocasiões de celebração.
Para isso, ainda inovou ao criar edições exclusiva e especiais para as comemorações de réveillon, bem como as garrafas de vodka com sabores inusitados e exóticos, como chantilly e caramelo.
Enfim, aliando um produto de qualidade a uma comunicação diferenciada, sua evolução é notória. Aliás, sua presença é marcante desde os tempos dos monarcas até a interação com os jovens de hoje, consolidando a marca Smirnoff nas mesas e bares do mundo todo.
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