Beber Jack Daniels é beber também um pouco da história desse uísque. Com um gosto suave, seco e um aroma agradável, essa bebida vem em uma garrafa com rótulo preto inconfundível.
Considerada até hoje uma marca de atitude e independência, para quem é amante desse tipo de bebida não pode deixar de ter uma em seu bar.
Conheça a história do famoso uísque Jack Daniels
Foi somente em 2016 que a marca Jack Daniels reconheceu que durante a criação desse uísque teve de fato a participação de um escravo.
Apelidado apenas como Jack, Jasper Newton Daniel aprendeu todo o processo de destilação e criação desse uísque com Nathan Nearest Green.
Green era um escravo que trabalhava em uma fazenda do então pastor luterano Dan Call. Este, proprietário de uma destilaria pequena localizada próximo ao riacho de Louse Creek no Tennessee.
Green teve um dos papéis mais importantes na criação e origem da marca. Era ele quem preparava a bebida, com um processo único com a utilização de carvão vegetal, onde era mais demorado para adoçar a bebida.
Além disso, foi ele que ensinou a Jack todo o método de Sour Mash. Sour é o processo de fermentação na qual o objetivo maior é a de promover a fermentação e assegurar a consistência do pH. Já o Mash era a mistura de malte, centeio ou trigo com 70% de milho.
Antigamente, os negros tinham um papel fundamental nas destilarias. Além de serem obrigados a trabalhar a força eles simplesmente dominavam todas as técnicas de destilaria e os processos mais complicados.
Como foi o surgimento da marca Jack Daniels?
Dan Call estava sendo muito pressionado por sua esposa e por toda a sua congregação, principalmente por estar produzindo uma bebida tão maléfica para a saúde. Por conta dessa pressão, resolveu vender a sua destilaria para Jack, que era apenas um adolescente na época.
Jack por sua vez e contando com a ajuda do seu primo, começou a distribuir o uísque, transportando-o em carroça até a região do Alabama. Era nessa região inclusive que eles vendiam toda a bebida para os soldados que lutavam na guerra.
Passaram-se seis anos para que Jack pudesse registrar a sua destilaria e com isso fugir das altas tributações cobradas quando vivia na clandestinidade. A sua destilaria se tornou a mais antiga do país, registrada na cidade rural de Lynchburg.
Jack era muito inteligente, inclusive fez a sua primeira campanha publicitária ao colocar um rótulo para diferenciar as suas bebidas das demais. Antigamente, o uísque era vendido apenas em garrafas de vidro e com uma tampa de cortiça.
Essa modesta destilaria de Jack se tornou uma das maiores do estado do Tennessee nos anos de 1880. Essa expansão se deu até os dias de hoje e o seu uísque se tornou sucesso no mundo todo, ganhando inclusive, diversos prêmios internacionais e conquistando bastante prestígio.
Qual foi a importância de Green para a marca?
A criação do uísque Jack Daniels teve a participação ativa de Green, isso é inegável, pois como se provou, ele era um exímio destilador.
Esse fato infelizmente nos mostra que diversas pessoas que foram escravizadas, provavelmente forneceram as suas inteligências, além dos músculos para que homens brancos pudesse lucrar.
De acordo com os fatos históricos, Green trabalhou alugado pelos seus proprietários para trabalhar no entorno. Isso incluía Dan Call, que era um pastor rico que possuía uma destilaria. Na mesma época inclusive esse pastor empregou Jack Daniel para ajudar a fazer os uísques.
Foi a partir daí que tudo começou, a empresa inclusive se pronunciou sobre essa história. A intenção sempre foi a de reconhecer o papel de Green para a marca, sendo ele o destilador mestre, mas isso nunca aconteceu, devido a alguns fatos políticos.
Esse fato só acabou complicando a marca, pois as pessoas passaram a entender a história de maneira errada, acusando inclusive Jack de roubar a receita de Green e ainda ser o dono dele. Jack não era o dono dele, aliás ele nunca teve escravos.
Foi dessa maneira que a empresa Jack Daniels acabou adiando e colocando os planos de reconhecimento oficial na prateleira.
3 drinks maravilhosos com Jack Daniels
Os amantes de uísque ainda preferem o tradicional estilo “cowboy” para degustar essa bebida. Esse estilo significa, ingerir essa bebida na temperatura ambiente, pura. Mas, nos dias de muito calor nada como o estilo “on the rocks” para dar uma animada, ou seja, com algumas pedrinhas de gelo.
De uma maneira ou de outra Jack Daniels também combina perfeitamente com diversos drinks. Que tal aprender como fazer alguns? Você vai se surpreender com o sabor.
Essas três receitas que você vai conhecer abaixo é exclusiva da marca, confira:
1 – Jack Daniels lemonade
Ingredientes
- 1 limão siciliano;
- 2 colheres de açúcar;
- 1 limão taiti;
- Cubos de gelo;
- 50 ml de Jack Daniels;
- 1 coqueteleira;
- 100 ml de refrigerante citrus de qualquer marca.
Modo de preparo
Pique os limões sicilianos em pedaços bem pequenos. Coloque em um copo, os pedaços de limão siciliano e o açúcar e macere. Em seguida na coqueleira, acrescente esse limão com açúcar macerado, suco de meio limão taiti espremido, gelo e o Jack Daniels.
Agite bem essa coqueteleira para misturar todos os ingredientes. Coloque no copo e acrescente o refrigerante.
2 – Suco de maracujá com Jack Daniels
Ingredientes
- Suco de 1 maracujá;
- Açúcar;
- Gelo;
- 50 ml de Jack Daniels.
Modo de preparo
Coloque na coqueteleira o suco de maracujá, o açúcar até adoçar da maneira que deseja, o gelo e os 50 ml de Jack Daniels. Agite bem a coqueteleira por uns 3 minutos e pronto a bebida já está pronta para tomar. Se quiser, pode acrescentar algum refrigerante para suavizar o sabor.
3 – Jack Daniels com Coca-Cola
Ingredientes
- 50 ml de Jack Daniels;
- Gelo;
- 200 ml de Coca-Cola.
Modo de preparo
Essa é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo e é super fácil de fazer.
Em um copo com bastante gelo, acrescente a Coca-Cola, os 50 ml de Jack Daniels e misture devagar para não perder o gás.
Deixe um comentário!