Chapiuski

Como é feito o whisky? Veja o passo a passo do processo de produção

Comprar Bebidas Online
Esse site tem como objetivo divulgar informações, dicas e drinks. Nós não somos uma loja virtual. Caso você queira comprar bebida alcoólica, clique aqui e compre na amazon

Todo bom apreciador de whisky conhece os principais ingredientes na produção da bebida: água, fermento e uma espécie de grão, seja de cevada, trigo, milho ou até mesmo de centeio. Mas, o processo de criação do whisky é bastante complexo e pode levar anos para ser finalizado devido ao processo de maturação da bebida nos barris de carvalho, responsável pelos conhecidos gostos e sabores que ela carrega.

Na sua produção, o whisky passa pelos processos de de maltagem, cozimento, fermentação, destilação, maturação, filtragem e engarrafamento. A seguir, vamos conhecer mais de perto cada uma dessas etapas para entender exatamente como é feito o whisky.

Etapa 1: Maltagem

Essa etapa é responsável pela germinação artificial da cevada, que facilita a sua transformação em álcool mais tarde no processo. A maltagem leva cerca de uma semana pra ser realizada por completo e se divide em três fases: a infusão, seguida pela germinação e, por fim, a secagem.

Na primeira fase, chamada infusão, os grãos de cevada são mergulhados em grandes tanques cheios d’água durante dois dias. Feito esse processo, os grãos de cevada são levados às salas de maltagem, onde começa a germinação.

Quando começam a crescer brotos de cevada a partir dos grãos, é sinal de que a germinação está quase completa. Essa fase da maltagem pode durar de 2 a 10 dias, dependendo do processo utilizado para realizar a germinação.

Bebidas em Promoção na Amazon
A Amazon é um dos maiores e-commerces do Brasil e você também pode comprar bebida alcoolica por lá. Clique no botão abaixo e Confira as promoções de Vinhos, Cervejas e Destilados.

Quando esse processo enfim termina, tem início a última parte da maltagem, conhecida como secagem, que pode ser realizada por grandes ventiladores ou pelo uso de uma fumaça quente.

Etapa 2: Maceração e Cozimento

Depois do processo de secagem, o malte é transformado em uma farinha, que então é passada para um grande recipiente onde é misturado com água quente em três etapas. Na primeira leva, a água deve estar em uma temperatura de 64ºC e atua por 30 minutos com a farinha.

Após esse tempo, a água é retirada e mistura-se o que sobrou com água em uma temperatura entre 70ºC e 85ºC por mais 30 minutos. Removida novamente a água, o mosto removido dessas duas primeiras etapas são, por fim, colocados juntos em um mesmo recipiente.

A terceira etapa mistura a farinha com água entre 80ºC e 95ºC por, aproximadamente, 15 minutos para finalizar. A função dessa etapa é ativar as enzimas do amido do malte, para transformá-lo em açúcares solúveis.

Bebidas em Promoção na Amazon
A Amazon é um dos maiores e-commerces do Brasil e você também pode comprar bebida alcoolica por lá. Clique no botão abaixo e Confira as promoções de Vinhos, Cervejas e Destilados.

Etapa 3: Fermentação

Nesse momento, deve-se pegar o mosto reservado do processo de cozimento e levá-lo a grandes recipientes de madeira, onde são colocadas leveduras que servem como fermentos para que se inicie o processo de fermentação.

As leveduras devem agir por um período de 48 a 120 horas, dependendo da preferência da destilaria. Ao final desse processo, é obtido um líquido bastante similar à cerveja, o que faz com que muitos acreditem que o whisky nada mais é do que a cerveja destilada.

Etapa 4: Destilação

O processo de destilação é responsável por separar a água do álcool através dos seus diferentes pontos de ebulição. Nele, o mosto é transferido para grandes destiladores de cobre. Na primeira fase da destilação, os destiladores são enchidos até metade da sua capacidade total, onde, normalmente, é utilizado um processo de aquecimento indireto a vapor, para obter um melhor controle da temperatura.

Antes de iniciar a segunda destilação, o resultado do primeiro processo é misturado com o líquido não aproveitado durante ele. Então, essa mistura é levada até a segunda etapa do processo de destilação, que resulta em um líquido com um teor alcoólico de 70%.

Durante esse processo, os vapores do álcool sobem pelas paredes do destilador, e eles podem ser separados em três etapas diferentes, conhecidas como escoamento inicial, escoamento médio e, por fim, escoamento final. A escolha de em qual etapa cortar o destilado irá determinar o caráter do whisky, definindo se ele será mais frutado ou mais pesado.

Etapa 5: Maturação

Finalizada a destilação, o líquido ainda é diluído até atingir um teor alcoólico ideal para a próxima etapa, o que fica em cerca de 63%. Na maturação, o whisky é levado a barris de carvalho onde fica em reserva.

Bebidas em Promoção na Amazon
A Amazon é um dos maiores e-commerces do Brasil e você também pode comprar bebida alcoolica por lá. Clique no botão abaixo e Confira as promoções de Vinhos, Cervejas e Destilados.

Nesse processo, a bebida absorve sabores e aromas amadeirados, enquanto perde os traços de enxofre. Tradicionalmente, esse processo leva pelo menos três anos, mas existem maneiras de influenciar sua duração.

Por exemplo, quanto menor o barril em que o whisky for armazenado, menor será o tempo de maturação necessário, pois a bebida leva menos tempo para absorver as características do carvalho.

Etapa 6: Homogeneização, Filtragem e Engarrafamento

Mesmo se maturados em barris do mesmo tamanho, cada líquido será influenciado de maneira diferente pelo seu barril. Por isso, antes do engarrafamento, os whiskies de diferentes barris são misturados para, assim, criar uma bebida homogênea, com o mesmo sabor e aromas.

A mistura de xarope de caramelo ainda pode ser optada por alguns produtores para ajudar na homogeneização e, também, para dar uma última cor à bebida.

Por fim, o whisky é filtrado a frio para remover partículas de suspensão, que podem dar um aspecto indesejado ao whisky quando resfriado. A bebida é, finalmente, engarrafada e está pronta para ser vendida ou servir.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo