Com uma tradicional origem familiar, a indústria de bebidas Engarrafamento Pitú conseguiu atingir a marca de uma das maiores produtoras de cachaça do Brasil. Entretanto, suas oito décadas recém-completadas em 2018 comprovam que seu sucesso não está apenas em ser a marca mais querida entre nordestinos e nortistas.
Visto que, entre tantos outros motivos para celebrar, a empresa ainda consegue manter-se como uma das maiores do país. Afinal, ela tem os números de engarrafamento e comercialização na média dos quase cem milhões de litros ao ano. Basta conferir todo este artigo e acompanhar os principais passos da Pitú nesta trajetória vencedora.
Fique por dentro da cachaçaria Pitú
Fundada no ano de 1938, a empresa Engarrafamento Pitú uma das grandes referências nacionais no mercado das cachaçarias. Até porque ela é líder de exportação há três décadas e já é a segunda colocada em consumo de cachaça no mercado interno.
Com uma moderna fábrica Localizada na Zona da Mata de Pernambuco, ela pode apresentar suas origens e DNA empreendedor. Aliás, no local é possível conhecer a trajetória empresarial da marca por um acervo aberto à visitação pública, entre relíquias e histórias familiares.
Enfim, ela produzida a partir da cana pura, fazendo a Pitú ser mais transparente e garantindo teor alcoólico de quarenta por cento e sabor marcante. Então, ela pode ser acondicionada desde garrafas a latas de alumínio.
Por outro lado, a empresa também marca presença com as linhas envelhecidas Premium. Sobretudo com um portfólio que conta com uma linha mista, que pode ser à base de limão, noz de cola e até de vinho.
Características dos produtos
Em linhas gerais, a empresa é versátil tanto no quesito de público quanto de embalagens, pois está disponível em retornáveis, garrafas e latinhas. Por isso, para você beber cachaça e saborear uma aguardente única, aposte em produtos como:
Pitú Gold
Totalmente envelhecida em barris de carvalho, ela fica estocada até atingir sua coloração dourada e sabor inconfundível. Ainda vem acondicionada em garrafas de um litro e apresenta teor alcoólico de trinta e nova por cento.
Do Frei
Esse produto alcoólico tem teor alcoólico de onze por cento, onde combina suco de maçã, morango, vinho e xarope de morango. Além do mais, é comercializada em caixas de papelão e tem envase em vidros de novecentos mililitros.
Pitú Cola
Produzida numa mistura entre aguardente e refrigerantes de cola, ela tem teor alcoólico de cinco por cento, é refrescante e gaseificada. Ainda assim, pode ser acondicionada em latas de alumínio com doze unidades de trezentos e cinquenta mililitros cada.
Bolvana
Para garantir uma bebida cristalina e suave, essa vodca da empresa é destilada três vezes. Além do mais, pode ser envasada em garrafas de quase um litro e teor alcoólico de trinta e oito por cento.
Pitú Limão
Aqui, a pedida é um coquetel de aguardente com limão. A saber, ela é envasada em latas de alumínio de trezentos e cinquenta mililitros, tem teor alcoólico de trinta por cento e é comercializada em packs de doze unidades.
Vitoriosa
Enfim, essa bebida da linha de produtos da Pitú é envelhecida por cinco anos em barris de carvalho francês, mas seu refino passa a ser em barris americanos. Assim, a empresa garante uma melhora na harmonização de aromas e cores e qualidade final. Como resultado, ela pode ser acondicionada em garrafas de setecentos mililitros e apresentar teor alcoólico de trinta e nove por cento.
Pitú e suas oito décadas de investimentos
Para consolidar sua presença no setor, a companhia anunciou recentemente investimentos de cerca de quinze milhões de reais apenas na aquisição de equipamentos. Quer dizer, uma das maiores indústrias de cachaça chega a oitenta anos de história comprovando que ainda continua a prensar grande.
Aliás, a mais querida por nordestinos e nortistas tem muitos motivos para essa aposta. Afinal, além de celebrar o sucesso já na sua terceira geração, os pilares da família empresarial estão bem consolidados nas relações de gestão interpessoais.
Em resumo, com um planejamento eficiente em relação à sucessão familiar empresarial, cada investimento em inovação tecnológica se mantém contínuo. Para isso, são criadas ações de marketing e programas de sustentabilidade que refletem no posicionamento da marca.
Enfim, podemos afirmar que a Pitú é a aguardente mais consumida nas regiões Nordeste e Norte. Sem contar que a marca ainda é a líder absoluta na exportação há três décadas e a segunda no mercado interno.
Pitú mira em São Paulo para expandir negócios no mercado interno
Apesar de já ser uma das gigantes do Brasil, a empresa Engarrafamento Pitú consolida sua liderança também na exportação ao comemorar mais negócios para a região Sudeste. De acordo com uma edição recente da APAS (maior congresso e feira mundial de alimentos e bebidas), a empresa garantiu a conquista de novos clientes e mercados.
Por bater recorde entre visitantes, o atual presidente da Pitú, Alexandre Ferrer garantiu que esse tipo evento ajuda na promoção de novos negócios, estreitando até mesmo o relacionamento com consumidores da marca.
Assim, a Feira fortaleceu mais uma comunicação direta entre fornecedores, empresas e consumidores de todo o Brasil. Ou seja, embora a Pitú já seja líder nas regiões Nordeste e Norte, o mercado interno ganha força como o mercado externo, onde é maior exportadora de cachaça e líder absoluta de vendas.
Em números, a empresa engarrafada e comercializada cerca de cem milhões de litros ao ano, onde dois milhões de litros são direcionados ao exterior. Isto é, por ser uma bebida para públicos diversos, ela consegue se manter entre as maiores bebidas destiladas em produção no mundo.
A Pitú e a tendência Premium
Seguindo tendências mundiais, ao fazer essa cachaça ela já consegue ser apreciada tanto pelo seu valor quanto pela qualidade. Para isso, a empresa investe em tecnologias avançadas nas suas destilarias, englobando setores do plantio até a produção.
Com isso, além de combinar com petiscos e aperitivos, a bebida fica cada vez mais elaborada, além apresentar embalagens diferenciadas e envase sofisticado. Sendo assim, entre os produtos de sucesso nessa linha estão a Pitú Vitoriosa e a Pitú Gold.
A Pitú Vitoriosa é envelhecida por no mínimo cinco anos em barris de carvalho francês. Ao passo em que a Pitú Gold é envelhecida em barris de carvalho americano por dois anos. Vale lembrar que, para ser considerada uma bebida Premium, ela precisa ser envelhecida por pelo menos um ano e em barris de madeira.
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