A diabetes é uma doença que leva ao excesso de açúcar no sangue. Ela pode ser causada, principalmente, por descuidos com a sua saúde.
O fator mais frequente que causa a diabetes é o excesso de peso, devido à má alimentação, embora outros hábitos, como o alcoolismo, por exemplo, podem ser determinantes no surgimento da doença no organismo.
Quem vive com diabetes precisa ter vários cuidados com a sua alimentação e o seu estilo de vida. Vira e mexe surgem dúvidas e mais dúvidas sobre o que um paciente de diabetes pode e não pode comer.
Mais cedo ou mais tarde, essas dúvidas levam a questionamentos como: diabéticos podem beber whisky? Apesar de ser recomendado que os pacientes consultem com os seus médicos para determinar o que é permitido ou não na sua dieta, podemos avaliar um pouco a questão do diabético poder consumir bebidas alcoólicas.
O diabético pode beber whisky?
O consumo de bebidas alcoólicas por pacientes de diabetes pode ser extremamente perigoso devido ao fato de que o álcool pode desregular completamente os níveis de açúcar no organismo. Esse efeito pode causar problemas graves na vida do diabético, pois pode levar à condições como a hipo e a hiperglicemia.
O motivo para isso está no fato de que o álcool é processado pelo nosso fígado dentro do organismo. O problema é que quando você sofre com diabetes, o consumo de álcool acaba sobrecarregando o fígado, fazendo com que ele não consiga regular a glicemia do jeito certo dentro do corpo, causando as condições que citamos anteriormente.
Então, o diabético deve evitar bebidas alcoólicas?
Não necessariamente. Apesar de o álcool poder sobrecarregar o fígado e causar a hipo ou hiperglicemia nos pacientes de diabetes, quando os diabéticos estão realizando dietas balanceadas recomendadas pelo seu médico, os níveis de açúcar no seu organismo tendem a estar mais propriamente regulados.
O que isso significa é que, com os níveis de açúcar na medida certa no organismo, o diabético não precisa, necessariamente, abandonar por completo o consumo de bebidas alcoólicas, como o whisky.
Qual é a quantidade de whisky que o diabético pode consumir?
A Associação Americana de Diabetes realizou um estudo para determinar a quantidade de álcool que um paciente pode consumir sem oferecer riscos à sua saúde. Os números que citaremos abaixo são recomendados para pacientes masculinos que estão com suas dietas controladas por um médico. No caso de pacientes mulheres, somente a metade dessas doses são recomendadas.
Começaremos pelas bebidas com menor teor alcoólico, como as cervejas. A quantidade recomendada para os diabéticos é de, no máximo, 680 ml de cerveja com 5% de teor alcoólico, o equivalente à duas latas da bebida.
Quando falamos de vinhos, os pacientes de diabetes devem consumir somente uma taça e meia da bebida, quando o seu teor alcoólico é de até 12%, o equivalente a 300 ml.
Para finalizar, podemos dizer que, com a sua dieta em dia, o diabético pode beber whisky (assim como outras bebidas destiladas) sim. Quando a bebida chega a 40% de teor alcoólico, é permitida, no máximo, somente uma dose de whisky para o paciente.
ha poucos dias descobri que estou com diabete tipo 2.falei para o meu médico que gosto de tomar cerveja e ele me falou que seria melhor toar cachaça ou whysk.faz sentido isso.?