Chapiuski

Curiosidades sobre a cachaça: conheça as 5 principais

Curiosidades sobre a cachaça
Comprar Bebidas Online
Esse site tem como objetivo divulgar informações, dicas e drinks. Nós não somos uma loja virtual. Caso você queira comprar bebida alcoólica, clique aqui e compre na amazon

Curiosidades sobre a cachaça

A cachaça é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no Brasil, mas a sua fama não fica só pelo nosso país. No exterior, a cachaça é conhecida como o rum brasileiro, e a caipirinha, uma das nossas bebidas favoritas feitas a partir da cachaça, é conhecida internacionalmente, e a preferida de vários turistas que acabam pelo nosso país.

Pouco se sabe sobre a origem da cachaça, menos ainda sobre a origem do seu nome, mas isso não impede que a bebida possua uma série de informações curiosas a seu respeito. Para você conhecer um pouco mais sobre um dos maior orgulhos gastronômicos do país, aqui estão algumas das principais curiosidades sobre a cachaça.

O rum brasileiro

Um dos principais apelidos da cachaça, especialmente se formos falar sobre ela no exterior, é o rum brasileiro. É claro que ambas as bebidas são feitas a partir do caldo de cana fermentado, mas a cachaça e o rum ainda possuem grandes diferenças entre si. Para começar, a cachaça é destilada diretamente do caldo de cana fermentado, enquanto o rum é destilado a partir de derivados da cana, como o melaço. Com isso, o teor alcoólico da cachaça pode variar entre 38% e 54%.

A cachaça era feita para os escravos

Os primeiros consumidores da cachaça foram, na verdade, os escravos africanos que trabalhavam no Brasil. A bebida era usada para dar mais força aos escravos, assim como para aliviar as dores da jornada de trabalho abusiva que eles passavam. Foi somente entre os anos de 1700 e 1800 que a cachaça passou a se popularizar entre as outras classes sociais no país e se tornou uma bebida consumida popularmente.

Bebidas em Promoção na Amazon
A Amazon é um dos maiores e-commerces do Brasil e você também pode comprar bebida alcoolica por lá. Clique no botão abaixo e Confira as promoções de Vinhos, Cervejas e Destilados.

Grande popularidade

Quando a cachaça se tornou popular entre as classes econômicas de todo o país, a bebida conquistou o sabor de todo mundo mesmo. A sua popularidade foi tanta que ela chegou a ameaçar o mercado de bebidas alcoólicas dos portugueses, que em 1744 proibiram a venda e o consumo da bebida em todo o país. O que nos leva a nossa próxima curiosidade…

Os vários apelidos da cachaça

Pinga, aguardente, aguabruta, imaculada… Esses são apenas alguns dos intermináveis apelidos pelos quais a cachaça é conhecida. Alguns desses nomes são tão populares, que existem aqueles que acreditam que a pinga e a aguardente são bebidas diferentes da cachaça, mas na verdade elas todas se tratam da mesma bebida destilada do caldo de cana.

Uma grande parte desses apelidos surgiram quando os portugueses baniram a produção de cachaça. Os produtores, que não eram bobos, passaram a produzir a bebida sob diversos pseudônimos para despistar a fiscalização, e não perderem o lucro das vendas da cachaça na época.

Consumo brasileiro

A cachaça não é só tradicionalmente produzida no Brasil, mas também é consumida em massa pelos seus habitantes. É estimado que o consumo de 99% da cachaça produzida é feito pelos brasileiros, e somente 1% representado pela cachaça exportada a outros países. Aproximadamente 85 milhões de garrafas são consumidas por ano dentro do nosso país, fazendo da cachaça um verdadeiro orgulho brasileiro.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo