Está aí um dos drinks mais famosos e consumidos em larga escala pelas baladas e casas noturnas pelo Brasil.
O Cubra Libre nada mais é que uma bebida feita da mistura de Coca-Cola, rum e limão, que ganhou fama não só por seu sabor excêntrico e saboroso, como também por sua origem histórica, que marca a independência de Cuba do domínio espanhol, datada no ano de 1898 – daí, o nome “Cuba Libre”, que significa “Cuba livre”, em português. Faz todo o sentido agora, não é mesmo?
E prepará-lo é muito fácil e rápido! Fique de olho na receitinha a seguir para servir a galera no próximo happy hour na sua casa!
Ingredientes:
- 2 doses de rum;
- Coca-Cola (ou qualquer outro refrigerante à base de cola);
- Gelo;
- 1 rodela de limão para decorar;
- Suco de 1 limão.
Como fazer:
O primeiro passo é colocar o suco de limão e o rum em um copo. Em seguida, acrescente também o gelo e complete com a Coca-Cola ou o refrigerante de cola de sua preferência.
Finalize o drink decorando o copo com dois pedaços pequenos de limão, dentro da bebida. Está pronto o seu Cubra Libre! Pode servir à vontade, bem gelado.
História do drink
É óbvio que um drink com esse nome não poderia ter uma origem mais interessante. Acredita-se que o Cuba Libre que nós conhecemos hoje tenha surgido em meados do século XX, criado pelos soldados americanos que estavam em combate nas guerras pela independência de Cuba, que estava sob o domínio espanhol, em 1898.
Para celebrar a independência e selar a “amizade” entre os dois países, os soldados misturaram a Coca-Cola, um refrigerante típico americano ainda novo na época e, inclusive, proibida em Cuba até então; com o rum, a bebida favorita dos cubanos, em um só drink, que era brindado com um grito fanático: “Por una Cuba libre!”.
E foi assim que surgiu o nome do famoso drink, que só chegou ao Brasil por volta das décadas de 50 e 60, quando jovens universitários da época misturavam o rum de bolso que sempre carregavam com Coca-Cola durante as suas festas.
Atualmente, o drink Cuba Libre recebe um apelido curioso e um tanto cômico dos seus conterrâneos, que o chamam de “Una Mentirita”. Isso porque, na verdade, o país nunca foi livre de fato. A “amizade” com os americanos durante a guerra de independência teria um motivo: o açúcar, a maior riqueza de Cuba na época, que era de difícil acesso aos EUA por conta do domínio espanhol. Entendeu a ajudinha dos americanos bonzinhos?!
Até mais!
Deixe um comentário!