Quando somos apaixonados por uma bebida, estamos sempre atrás de novas maneiras de consumi-la. Provavelmente foi esse desejo que lhe trouxe até aqui. O brigadeiro de vinho é uma opção de sobremesa deliciosa e obrigatória para qualquer enófilo de respeito.
Se você é um apaixonado pela bebida e o seu aniversário está chegando, então o negócio está feito. Pode se preparar para colocar a mão na massa, porque depois de conhecer essa receita, você não vai conseguir descansar até experimentá-la! Pra não deixar ninguém na vontade por muito tempo, não vamos nos estender muito por aqui. Vamos, então, conhecer a receita para preparar o delicioso brigadeiro de vinho.
- Leia também – Brigadeiro de caipirinha
Você vai precisar de:
- 2 latas de leite condensado
- 400 ml de creme de leite
- 70 gramas de chocolate ao leite picado
- 5 colheres de sopa de vinho tinto
- 1 colher de sopa de essência de uva
Modo de preparo:
Preparar um bom brigadeiro de vinho é um processo muito semelhante à preparação de um brigadeiro de chocolate tradicional. Tudo começa com a adição do leite condensado e do creme de leite em uma panela com o chocolate. Leve a panela ao fogo com fogo baixo e mexa bem, até que a mistura fique super cremosa e pare de grudar no fundo da panela.
Depois disso, tire a panela do fogo por um tempo e então adicione o vinho e a essência de uva. Não esqueça de mexer bem a mistura, até incorporar e você conseguir ver o fundo da panela.
Um opcional para essa receita é a adição de nozes ao brigadeiro. Se você curte o sabor, então pode adicionar alguns pedacinhos na panela, para que elas adicionem um pouco de crocância ao seu brigadeiro de vinho, e deixem ele ainda mais saboroso.
Como servir:
Você pode servir o seu brigadeiro de vinho de diferentes maneiras. Dá para manter o tradicionalismo e servir ele em bolinhas. Para isso, é preciso deixar a mistura incorporar bem depois que você adicionar o vinho. Então, com as mãos, pegue pedacinhos do brigadeiro e faça bolinhas como se fosse uma massinha de modelar. A seguir, passe as bolinhas no granulado para decorar.
Já se você não quiser passar todo o trabalho de fazer bolinha por bolinha, pode servir o brigadeiro em pequenos copinhos para comer de colher. Se desejar, pode decorar o copo com uma noz em cima, ou o adereço que preferir. Se a ocasião for mais informal, como uma janta entre amigos mesmos, não tem problema servir o brigadeiro na panela mesmo, ou apenas em um pote para todo mundo dividir e comer junto.
Escolhendo o vinho
Uma dúvida que aparece muitas vezes quando vamos preparar o brigadeiro de vinho é qual tipo de vinho escolher para a receita. Escolher um vinho muito ácido ou amargo pode contrastar um pouco demais com a receita, que é pra ser uma sobremesa afinal de contas. Apesar disso, um vinho doce pode ficar um pouco adocicado demais com a adição de leite condensado. Por isso, a maior recomendação é que você opte por um vinho suave. É claro que, a escolha ideal mesmo é aquela que melhor agrada o seu paladar, por isso, se quiser experimentar o brigadeiro de vinho com o seu rótulo favorito, pode ir em frente!
Deixe um comentário!