Chapiuski
Tipos de cachaça

Tipos de cachaça: conheça as particularidades de cada um

Tipos de cachaça

A cachaça é um dos grandes orgulhos gastronômicos brasileiros. Presente na história do país desde o período colonial, a cachaça cresceu de ser a bebida dos escravos, até uma das bebidas mais populares entre toda a população do país. Além de ser usada para preparar diferentes drinks, entre eles a caipirinha, referência no cenário brasileiro, a cachaça se tornou conhecida mundialmente como o rum brasileiro, uma vez que ambas as bebidas são preparadas a partir da destilação do caldo fermentado da cana.

Com essa longa lista de admiradores da bebida, passaram a surgir diferentes formas de produzir a cachaça, o que resultou em diversos tipos da bebida que você pode encontrar no mercado. Você sabe diferenciar um tipo de cachaça do outro? Se precisa de um pouco de ajuda para isso, aqui estão alguns dos principais tipos de cachaça que você pode encontrar.

Cachaça Prata

O primeiro tipo que discutiremos é a cachaça prata, ou cachaça branca, que recebe esse nome por causa da sua coloração. Esse tipo de cachaça mantém-se na cor branca pois não é armazenado em recipientes de madeira após a destilação. Ao invés disso, a cachaça prata descansa em aço inox antes de ser engarrafada, ou até mesmo em barris de madeira que não soltam cor, e só então são padronizadas para venda e consumo.

Cachaça Ouro

Depois de entender o significado da cachaça prata, compreender a diferença da cachaça ouro, ou cachaça amarela, é bastante simples. Enquanto a cachaça prata não descansa em recipientes de madeira, a cachaça amarela passa por esses recipientes após a sua destilação. Como a madeira costuma soltar coloração na bebida depois de algum tempo armazenada, a cachaça ganha a coloração amarelada, o que faz ela ficar conhecida como cachaça ouro ou cachaça amarela.

Cachaça envelhecida

A cachaça envelhecida é aquela que deve passar pelo menos um ano descansando em barris, geralmente de madeira, após o período de destilação e antes de ser engarrafada. Não existe um padrão para determinar a duração do  período de envelhecimento da cachaça, uma vez que ele deve ser escolhido pelo produtor em questão durante o momento de produção da bebida.

Cachaça armazenada

A cachaça armazenada é um tipo de cachaça muito semelhante da envelhecida. A principal diferença entre elas é que, nos caso da cachaça armazenada, o seu período de descanso em recipientes de madeira é significativamente menor. A cachaça armazenada deve passar um período entre 2 e 5 meses após o processo de destilação, e só então é engarrafada. Apesar do longo período descansando dentro de recipientes específicos, a sua coloração é mais fraca do que o normal para a bebida.

Cachaça Premium

Já a cachaça premium consegue oferecer somente as melhores qualidades dessa bebida tipicamente brasileira. Além de ser produzida em alambiques de cobre, a cachaça premium ainda deve ser envelhecida por pelo menos 1 ano após a sua destilação. Só assim, poderá oferecer a melhor coloração, aromas e sabores que a bebida é capaz. Além disso, ela ainda pode ser combinada com diferentes ingredientes, como frutas e diferentes tipos de madeira, para oferecer uma experiência sensorial única para aqueles que a consomem.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo