Pratos que combinam com vinho tinto

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Pratos que combinam com vinho tinto

Qualquer jantar e reunião com os amigos fica mais saborosa e mais sofisticada quando acompanhada de um bom vinho tinto. A medida que as temperaturas vão caindo e as estações mais geladas do ano chegam, esse tipo de programa fica cada vez mais agradável, mas, escolher o vinho certo para a ocasião pode ser um pequeno desafio para os mais desavisados.

A verdade é que saber combinar o vinho tinto com o prato sendo servido é uma tarefa muito importante, pois qualquer descuido pode arruinar o sabor do vinho e deixar o jantar desagradável para os seus convidados. É por isso que é preciso saber escolher quais pratos combinam melhor com vinho tinto e não errar na hora de servir os seus convidados. Para a sua sorte, nós estamos aqui para dar uma mão.

O que NÃO servir com vinho tinto

Apesar de o vinho tinto ser uma ótima escolha para harmonizar com diversos tipos de refeições, existem aqueles pratos que simplesmente não caem bem com a bebida. O principal exemplo disso são as receitas preparadas com temperos muito fortes, como o curry, pois os sabores não concordam um com o outro, o que cria uma experiência desagradável para o paladar.

Outro ponto de discussão entre especialistas referente a se o vinho deve ou não ser utilizado, é no momento em que se está servindo comida japonesa como o sushi. Devido ao peixe servido cru, assim como os temperos mais fortes como o shoyu e o wasabi, é igualmente difícil encontrar um vinho tinto que caia bem com a ocasião. É por isso que, para essas refeições, a preferência vai sempre para um vinho branco mais ácido e leve, pois ele costuma harmonizar melhor com o peixe servido cru. Mas isso não significa que o vinho tinto não caia bem com comida japonesa. No caso dos pratos quentes, como um bom yakisoba, um vinho tinto com o sabor mais simples, como um bom Pinot Noir, pode ser uma ótima pedida.

Carnes que combinam com vinho tinto

Quando estamos falando de carnes, o vinho tinto costuma combinar melhor com as opções mais fortes e pesadas, em especial com as carnes vermelhas. No caso de servir esse tipo de carne, ela é muito bem acompanhada por um vinho tinto mais encorpado.

Se você for servir carnes brancas, saibas que elas tendem a harmonizar melhor com um vinho branco, mas você pode prepará-las de forma que fiquem bem com um vinho tinto. Uma boa maneira de fazer carnes brancas combinarem com vinho tinto é prepará-las com um molho mais forte. Assim, opte por um vinho tinto mais maduro, que tenha pelo menos 10 anos de envelhecimento.

Harmonizando vinho tinto com massas

A dica para as massas é bem semelhante com a das carnes. O vinho tinto costuma harmonizar melhor com as massas servidas com molhos vermelho ou condimentado. A escolha certa para esse prato é um vinho tinto mais ácido, preferencialmente maduro. Se você deseja servir o vinho com uma massa de molho branco, então escolha por um vinho tinto mais jovem, para o seu sabor não se diferenciar tanto do prato.

Leave a Reply