Chapiuski
Peru encachaçado

Peru encachaçado: saiba como preparar!

Peru encachaçado

Como a cachaça é uma bebida tradicionalmente brasileira, está no nosso sangue ser apaixonado pela pinga e, por isso, estamos sempre inventando novas maneiras de consumi-la. Um exemplo disso, é uma das mais tradicionais receitas para a ceia de natal que temos por aqui, o famoso peru com cachaça, ou simplesmente o peru encachaçado.

Nenhuma receita combina mais com a data do que essa, e para cozinhá-la é preciso de muita preparação, apesar disso, fazer a receita é uma tarefa bastante simples. Se você está atrás de uma receita de peru encachaçado para servir em uma ocasião muito especial, então mãos à massa! Aqui estão os passos de como preparar um bom peru encachaçado.

Comece a preparação com antecedência

Você provavelmente já viu a sua avó ou a sua mãe, nos dias antecedentes ao natal, retirar o peru do congelador no dia 23 de dezembro, para ele começar a descongelar. É essencial na preparação de um bom peru encachaçado que você remova ele do congelador e colocá-lo na geladeira um dia antes de começar a preparar a receita, pois é no meio do processo de descongelamento que você irá temperá-lo.

Portanto, no dia anterior, retire o peru do freezer e coloque-o em uma assadeira, então leve ele à geladeira. Chegado o dia, então, que você for preparar o seu peru encachaçado, lembre-se de que você deve começar a preparar a receita pelo menos 4 horas antes do horário em que pretende servi-la. Feitas essas recomendações, podemos partir para os ingredientes.

Ingredientes:

  • 1 peru com cerca de 3,5 kg
  • 1 colher de sobremesa de sal grosso
  • 1 cenoura em rodelas
  • 1 ramo de alecrim e tomilho (somente as folhas)
  • 7 folhas de sálvia picadas grosseiramente
  • 6 dentes de alho laminados
  • 500 ml de cachaça
  • 500 ml de cerveja clara
  • 250 ml de água
  • 300 g de cebola calabresa
  • ½ kg de batata bolinha

Modo de preparo:

Para começar o preparo do peru encachaçado, você irá precisar colocar a ave dentro de dois sacos plásticos, e passar bem o sal grosso por toda a sua superfície. A seguir, chegou a hora dos demais ingredientes, portanto pode adicionar a cenoura, o alecrim, o tomilho, a sálvia e o alho. Acrescentados esses ingredientes, é hora do convidado de honra: regue o peru com a cachaça, e então com a cerveja e um pouco de água. Depois disso, pode levá-lo a geladeira e deixá-lo marinando por 12 horas.

Antes de colocar o peru para assar, você deve forrar o fundo da assadeira com a cebola calabresa e as batatas, depois disso, coloque o peru e enfim a marinada, então cubra-o com papel alumínio e agora sim pode levá-lo ao forno pré aquecido a 180ºC, durante 1 hora e meia.

Passado esse período, tire o peru do forno e retire o papel alumínio que você usou para cobri-lo. Então leve ele ao forno novamente, para assar durante mais 1 hora. Somente então o peru estará pronto para servir! Você pode servi-lo acompanhado de fios de ovos, farofa e cerejas. Bom apetite!

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo