Cerveja

[Infográfico] Temperatura ideal para cada tipo de cerveja

Temperatura da cerveja

Será mesmo que a melhor cerveja é sempre a mais gelada? Apesar de, como todo bom brejeiro brasileiro, você estar acostumado a pedir ao garçom uma cerva “estupidamente gelada” no boteco, saiba que isso não é uma regra.

Na verdade, a temperatura ideal para degustar uma boa cerveja vai depender do estilo e qualidade de cada bebida em específico. Portanto, se antes você achava inimaginável, acredite: é sim correto apreciar uma cervejinha quente em alguns momentos… E fica uma delícia!

Confira, a seguir, qual é a temperatura ideal para cada tipo de cerveja para não errar mais na hora de servir a galera no próximo happy hour na sua casa!

Temperatura cerveja: Infográfico com curiosidades

O poder das papilas gustativas na degustação

A temperatura certa para tomar a sua cerveja deve ser aquela que agrada o próprio corpo! As pupilas gustativas, responsáveis pelo paladar, não são muito adeptas à temperaturas muito baixas.

Portanto, nunca tente experimentar uma cerveja a 0°C! Ao tomar bebidas extremamente resfriadas, elas sofrem uma espécie de anestesia, o que faz com que se sinta poucos sabores ou se diferencie as sensações na língua.

Temperaturas ideais para cada cerveja

Vamos acabar com o mistério! O famoso mestre cervejólogo Michael Jackson estabeleceu 5 diferentes níveis para a refrigeração de cervejas, de acordo com o seu tipo e qualidade:

  • Bastante gelada (de 0°C a 4°C):Temperatura ideal para cervejas sem álcool, que tenham o objetivo de refrescar ou Pale Lagers, que são mais claras e possuem pouco teor alcoólico, entre 4% e 6%.
  • Gelada (de 5°C a 7°C): Temperatura ideal para cervejas de trigo claras, Pilsens, Gueuzes e Lambics de fruta, que possuem teor alcoólico um pouco acima das citadas anteriormente.
  • Pouco gelada (de 8°C a 12°C): Temperatura ideal para cervejas com maior teor alcoólico e escuras, como IPAs, Lagers escuras, Porters, Pale Ale, Helles, Tripel, Vienna, Bock tradicional, Amber Ale e cervejas de trigo escuras.
  • Levemente gelada ou de adega (de 13°C a 15°C): Temperatura ideal para cervejas com alto teor alcoólico e escuras, como Strong Ales escuras, Ale quadrupel, Stout e a maioria das cervejas especiais belgas, como Trapistas, e as Bocks mais fortes, como Doppelbock e Eisbock.

A regra é clara…

Cervejas mais claras e suaves normalmente são servidas mais geladas, enquanto as mais escuras e mais fortes devem ser servidas a temperaturas maiores. Fica a dica!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *