Drinks com azeitona: exemplos e motivos

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Quando pensamos em acessórios consumíveis para bebidas, os drinks com azeitona certamente são nosso primeiro exemplo. Em países com tradição de barmen e barmaids mais forte, um bar de criação de drinks não pode ser considerado completo sem um dispenser de limão e azeitonas.

Não raras vezes, há até mesmo tipos variados de azeitonas para serem adicionados às bebidas, a depender da receita e da opção. Isso mostra como os drinks com azeitona são tradicionais, sendo que o fruto está presente em algumas das bebidas mais icônicas dos bares, como o tradicionalíssimo dry martini.

Confira algumas receitas de drinks com azeitona, e aprenda a fazer bebidas com o toque especial de seu sabor:

Por que fazer drinks com azeitona?

Os motivos para alguém fazer drinks com azeitona podem ser, ao mesmo tempo, estéticos e relacionados ao sabor. Uma azeitona em um drink possui um tom ousado e inusitado. Ela pode ser servida de várias maneiras: com um palito, jogada no fundo do copo, ou distribuída em pares.

Quanto ao gosto, ela possui uma capacidade muito singular de acentuar sabores de maneira característica. Seu gosto é dominante, e um drink que contenha uma ou mais azeitonas é inconfundível.

Martini e variações

Entre as várias variações de Martini, nenhuma é tão clássica quanto o dry martini, servido com um azeitona – geralmente espetada por um palito. O sabor pungente  da azeitona auxilia a equilibrar o sabor herbal e amadeirado do gim utilizado na receita.

Como não poderia deixar de ser, muitas das variações de martini utilizam a azeitona como acompanhante inseparável, até mesmo aqueles drinks que apresentam uma receita completamente distinta, indo para sabores e aromas mais frutados ou doces.

Whiskey in the Jar

Além de nomear uma clássica música de tradição inglesa e irlandesa, regravada por diversas bandas do rock, Whiskey in the Jar é o nome dado aos drinks baseados em uísque. Os sabores terrosos e complexos do uísque costumam combinar muito bem com azeitonas, e são raras as receitas que utilizam a clássica bebida que não combinam com o acompanhamento.

Opções como o Manhattan, o Rob Roy e o Highland Fling são drinks com azeitona bastante típicos, que misturam amargor e a pungência.

Bebidas com Gin

Não apenas o clássico martini é capaz de fazer uma excelente combinação com a azeitona. Em geral, bebidas com gin são boas parceiras de uma ou duas azeitonas – geralmente colocadas no fundo do copo, sem serem batidas junto ao preparo do drink. Este é, aliás, um conselho relevante: se você bater a azeitona em uma coqueteleira, por exemplo, seu sabor dominante passará a ser exagerado, passando de um toque essencial para um problema na bebida. Sirva-a de maneira separada.

Comer antes ou depois do drink?

Outra dúvida comum é quando comer a azeitona. Na prática, não existe uma regra formal a respeito da ordem de consumo de drinks com azeitona. Em geral, as pessoas preferem beber antes, e comerem o fruto ao final, ou simplesmente não comer.

Isso é feito porque o sabor característico da azeitona pode mudar a percepção do paladar da pessoa, se ela for consumida previamente.

Leave a Reply