Chapiuski

Diferenças entre tequila ouro e prata

O México já nos presenteou com uma infinidade de bebidas alcoólicas e drinks que estão entre os favoritos e mais consumidos em todo o mundo. Em especial, podemos citar a tequila, uma das principais bebidas que os mexicanos já produziram. Originada da cidade mexicana de mesmo nome, e feita a partir da agave-azul, planta que dá origem a todos os tipos da bebida, a tequila possui muitos admiradores ao redor do mundo, mas, ainda assim, ainda confundimos as particularidades de cada um dos tipos de tequila disponíveis.

Os dois principais tipos de tequila que temos no mercado são a tequila ouro e a tequila prata. Algumas pessoas costumam pensar em a ouro possui uma qualidade superior, simplesmente pela relação que fazem com os minerais. Também há quem diga que a prata é melhor devido a sua cor mais pura. Então, afinal de contas, algum dos tipos é melhor que o outro? E quais as diferenças entre a tequila ouro e prata? É isso o que vamos descobrir abaixo.

Tequila prata

A tequila prata também recebe o nome de branca, ou “branquinha mexicana”, para os mais íntimos. Esse apelido se dá à sua coloração transparente, que a diferencia dos demais tipos de tequila disponíveis no mercado. A coloração diferente é resultado do seu menor tempo de envelhecimento após a destilação.

Como o sabor da tequila prata ainda é muito forte quando sai do destilador, é necessário que a bebida passe até 60 dias em barris de aço inoxidável. Durante esse período, é realizada a correção do seu sabor, assim como a homogeneização dos seus componentes alcoólicos junto com água, o que deixa o seu sabor mais suave e fácil de consumir. Devido ao período de armazenamento menor e ausência de adição de outros nutrientes, a tequila prata costuma ter o gosto puro da agave-azul, e é o melhor tipo de tequila para ser usado na produção de coquetéis.

Você está afim de começar a tomar tequila? Clique aqui e aprenda como beber da maneira correta!

Tequila ouro

A tequila ouro é, na verdade, um blend da tequila prata com uma tequila que passa de 2 a 6 meses repousando em barris de carvalho após a sua destilação. Esse período nos barris de madeira é um dos motivos para a sua coloração, pois a medida que a bebida repousa nesses recipientes, a madeira transmite o seu sabor e colocação ao líquido, enquanto ajuda a suavizar os níveis do álcool presentes na tequila. O outro motivo para a sua coloração amarelada é que, na tequila ouro, são adicionados outros açúcares na produção, que podem ajudar a compor o sabor, e também tornam a produção da tequila mais barata. Além disso, a tequila ouro pode contar com a adição de essência de caramelo, extrato de carvalho ou glicerina natural.

Essa tequila é a tequila original, produzida no México há mais de 400 anos, e tem o seu sabor mais marcante do que a tequila prata. Por isso, a tequila ouro é a preferida para ser consumida pura e em shots, pois o seu sabor é mais rico e complexo, o que permite uma experiência mais interessante com a bebida.

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo