Daiquiri: origem da bebida, receita e como fazer

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Daiquiri de limão

Na próxima vez que for receber convidados em casa para tomar drinks, que tal levá-los em uma viagem para Cuba com um dos principais drinks do país. Para você ter noção, em Cuba, o daiquiri é tão conhecido e adorado quanto o mojito, que é um dos drinks da região que mais faz sucesso em todo mundo.

O daiquiri é uma bebida um tanto simples de preparar, precisando somente de rum, suco de limão e açúcar, ela também tende a ter um gosto mais forte para um drink, mas fica delicioso. Ficou curioso para saber mais sobre o daiquiri? Antes de aprender como fazer esse drink, vamos conhecer um pouco melhor as suas origens, que são tão controversas quanto a de qualquer outro bom drink que encontramos por aí.

As origens do daiquiri

Não temos certeza quanto a qual é exatamente o problema. Mas, se você tem curiosidade sobre as origens dos seus drinks favoritos, já deve ter notado que as suas histórias são sempre confusas e controversas, existindo sempre mais de uma versão para explicar de onde esse drink surgiu. Talvez, as pessoas na época não imaginassem o sucesso que seus drinks fariam, ou simplesmente ficaram bêbadas demais para lembrar, mas o daiquiri também está entre os drinks cuja origem é um pouco incerta.

A primeira versão

A versão mais conhecida da história remete a um engenheiro americano conhecido como Jennings Cox, que trabalhava em uma mina em Cuba pelos anos de 1900. Durante uma das noites dessa excursão, Cox e seus amigos se depararam com um problema: o seu gin tinha acabado. Para resolver essa tragédia, Cox misturou os ingredientes que estavam disponíveis no momento em uma coqueteleira, e esses eram os ingredientes que hoje utilizamos para preparar daiquiri. Através dos anos, o drink foi se popularizando na região e, após um tempo, fora levado aos Estados Unidos, onde o seu sucesso foi consolidado.

Mas será que foi assim mesmo?

É claro que atribuir a origem de um drink tradicionalmente cubano a um grupo de americanos é algo meio duvidoso, por isso, existem outras versões da história sobre a origem da bebida. Uma dessas outras versões é mais voltada ao povo cubano, mais especificamente aos soldados cubanos. Reza a lenda que os soldados de lá levavam uma bebida conhecida como “elixir da valentia” para o combate. Esse elixir era, ninguém mais, ninguém menos, do que o daiquiri.

Como fazer daiquiri

Não temos certeza qual dessas histórias é verdadeira, ou se alguma delas é verdadeira. O que temos certeza, é que o daiquiri se popularizou ao redor do mundo, se tornando um dos drinks preferidos de personalidades como o escritor Ernest Hemingway e do presidente americano JFK. Sabendo disso, vamos para a receita.

Ingredientes

  • 2 doses de Rum Branco
  • 1 dose de Suco de Limão
  • 1 colher de Açúcar

Modo de preparo

Como dissemos no início, preparar o daiquiri é bem simples. Você só precisa misturar todos os ingredientes em um shaker e depois filtrá-los para uma taça. Se você quiser, pode adicionar um pouquinho de licor de laranja para dar um sabor diferenciado à bebida. No final, pode decorar a taça com uma rodela de laranja e servir para os seus convidados.

Leave a Reply