Chapiuski

Como tomar tequila? Aprenda dicas para saborear melhor a bebida

Sal, limão e tequila. Essa é a combinação perfeita para uma noite inesquecível, não é? Aqui no Brasil, até pode ser, mas em outros lugares do mundo, não é assim que a famosa aguardente é consumida. Acredite se quiser, mas essa tradição é puramente brasileira, e nem mesmo no México a tequila é tomada em shots rápidos com sal e limão.

Muito pelo contrário, nas  cantinas, como são chamados os bares no México, a tequila é consumida com calma, em goles pequenos, para ser bem apreciada.

Mas, então, por que consumimos  a tequila desse jeito? E quais são as outras maneiras de consumi-la? Existe um jeito certo? Vamos com calma! Temos uma resposta para todas as suas perguntas sobre como tomar tequila.

Sal e limão

“Arriba, abajo, al centro y adentro”. Você já ouviu e, provavelmente, já cantou essas palavras antes de um shot de tequila. Aqui no Brasil, é tradição tomar a tequila de uma vez só em um copo de shot, com uma pequena ajudinha do sal e do limão.

Se você tem dúvida com a ordem das coisas, é bem simples: primeiro vem o sal, para abrir suas papilas gustativas e fazer você sentir todo o sabor da tequila; então, vem o shot, todo de uma vez, sem pausa para respirar; e, por fim, você deve  chupar um pedaço de limão, para fechar as papilas gustativas e ajudar a bebida a descer, garantindo que o seu sabor fique fixado no paladar.

Por que nem todo mundo toma tequila assim?

Para começar a discutir isso, precisamos entender que a tequila que temos no Brasil não é tão pura quanto a do México. Isso acontece porque ela é feita parcialmente com açúcar de agave, planta da qual se origina a tequila, e parcialmente com cana-de-açúcar e, por isso, sua qualidade não é tão boa quanto a bebida mexicana.

O motivo para nem todas as tequilas serem feitas completamente com açúcar de agave é porque somente um número limitado de estados no México podem fabricar a tequila pura e, por isso,  as opções tornam-se bastante restritas.

Nesses estados, durante o processo de produção da tequila, ela é armazenada em barris para amadurecer durante alguns anos e, quanto mais tempo ela passar na fase de amadurecimento, mais sabores ela vai ter.

Em consequência disso, existem tequilas com uma infinidade de sabores, podendo apresentar traços de baunilha, chocolate, pimenta, amêndoas e mel. Por isso, ao tomar a bebida em shots de uma só vez, você pode perder alguns desses sabores.

Então, como tomar tequila?

Para sentir todos os aromas e gostos da bebida, é preciso tomá-la em goles cheios e lentos. Enchendo a boca no primeiro gole e deixando ela descansar por alguns segundos na língua, para que você possa explorar os diferentes traços que ela adquiriu durante o processo de amadurecimento. No México, é comum utilizar a tequila para fazer diversos drinks, para dar ainda mais sabor à bebida.

Apesar disso, não existe um jeito certo de tomar tequila, e sim, apenas o seu favorito. Mas, da próxima vez que descer uma garrafa de tequila em uma festa, que tal experimentar outras maneiras de consumi-la e explorar melhor os seus sabores, ao invés de simplesmente beber um shot de uma vez só?

Deixe um comentário!

Bebidas mais caras do mundo