Como fazer geleia de vinho: receita e dicas

Ad Blocker Detectado

Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors. Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Geleia de vinho

Existe uma grande variedade de sabores de geleias artesanais disponíveis nas prateleiras de supermercado por todo lugar. Com toda essa variedade, é muito fácil encontrar o sabor perfeito para combinar com qualquer tipo de aperitivo ou prato, agradando aos mais variados paladares entre sua família ou seus amigos.

Mas, para os amantes de vinho, não existe opção melhor do que uma boa geleia de vinho. Para o café da manhã ou da tarde, ou simplesmente para matar a fome ao longo do dia, os apaixonados pela bebida vão se amarrar nessa receita, e não vão abrir mão da geleia de vinho por nada. Veja a seguir como fazer uma geleia de vinho na sua própria casa.

Escolhendo o vinho

Antes de partirmos para a receita, existe uma dúvida que certamente irá surgir na sua cabeça quando estiver indo comprar os ingredientes: qual vinho devo utilizar para preparar uma geleia de vinho? Para falar a verdade, não existe muito uma resposta certa.

Como o vinho escolhido é o que vai dar o sabor à sua geleia, então a melhor opção é escolher um vinho que agrade o seu paladar. Por outro lado, podemos levar em consideração os acompanhamentos que você servirá com a geleia e escolher o tipo de vinho a partir disso. Normalmente, a geleia de vinho é servida com queijos brancos, mas também pode acompanhar torradas e bolos, para essas opções, um bom vinho tinto seco é uma ótima escolha de harmonização.

Ingredientes

  • 750 ml de vinho tinto seco
  • 1 xícara (de chá) de açúcar
  • 1 colher (de chá) de suco de limão
  • ½ colher (de café) de manteiga sem sal

Modo de preparo

Comece servindo o vinho em uma panela e levando ela ao fogão com fogo médio. Aqueça a bebida ali por cerca de 25 minutos para que seja feita a redução e então levantar fervura. Depois disso, você pode acrescentar a manteiga, o suco de limão e o açúcar e mexer bem por mais 5 minutos. O esquema aqui é bem parecido com quando fazemos brigadeiro: quando a mistura desgrudar do fundo da panela, pode desligar o fogo.

Quando você desligar o fogo, irá perceber que a mistura ainda não tem aquela textura tradicional de uma geleia, mas não se preocupe com isso: é somente na geladeira que ela vai ficar com cara de geleia. Portanto, após desligar o fogo, passe a mistura para um pote de vidro e leve para a geladeira. Para que ela fique com textura de geleia e com a temperatura certa, é preciso que ela fique armazenada na geladeira por pelo menos 4 horas.

Dicas de acompanhamento

Feita a sua geleia de vinho, chegou a hora de decidir quais acompanhamentos serão servidos com ela. Como mencionamos ao ajudar você a escolher o vinho ideal para essa receita, a geleia de vinho costuma harmonizar bem com queijos brancos, em especial o queijo brie e o camembert. Agora, se a ideia for servir a geleia de vinho em um café da tarde, e não junto de aperitivos, então algumas torradinhas ou um bolo podem ficar uma delícia com um toque da sua geleia de vinho!

Leave a Reply